Nome: Melissa Pereira de Oliveira
Curso: Medicina na Ufes
Aprovação: Ufes

Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na 3ª série?

Melissa: Nos dois primeiros anos do Ensino Médio minha rotina de estudos não era muito intensa. Eu geralmente estudava na véspera da prova (quando estudava), mas não tive problemas com notas, pois sempre procurei prestar bastante atenção às aulas e procurava fazer as tarefas de casa. Na 3ª série tive que mudar. A quantidade de matéria é bem maior e o tempo bem menor. Precisei aprender a estudar todos os dias, depois das aulas.

Darwin: Você reservava algum tempo para lazer?

Melissa: O lazer e descaso são imprescindíveis. A rotina da preparação para o vestibular é bem desgastante. Eu sempre reservei os fins de semana para passar com família e amigos e para descansar também. Penso que não podemos deixar de viver e de fazer as coisas que gostamos por causa do vestibular.

Darwin: Você estudava nos finais de semana?

Melissa: Eu não estudava nos fins de semana. Na 3ª série, tinha os TQDs pela manhã, e eu sempre procurei participar. Esse era o único momento em que eu tinha contato com matérias no fim de semana.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Melissa: Decidi fazer medicina na 1ª série do Ensino Médio. Antes, eu pensava em fazer engenharia simplesmente porque gostava de matemática e achava interessante essa carreira. Com o passar do tempo percebi que eu não tinha o perfil de uma engenheira, então comecei a pesquisar sobre as profissões na área de exatas e biomédicas (logo descartei humanas, pois sempre soube que não era minha vocação).

Li muitos textos, pesquisei bastante, fiz testes vocacionais pela internet mesmo e comecei a me imaginar fazendo medicina. Demorei um pouco para ter certeza de que era isso que eu queria, mas com o passar do tempo fui aceitando a ideia e hoje vejo que foi a melhor escolha que poderia ter feito.

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Melissa: Estudo muito mais hoje, na universidade. A matéria é bem maior, o tempo é bem menor e a cobrança também é grande. Tenho aula em período integral, o que reduz o tempo que tenho para estudar sozinha em casa. Não foram poucas as vezes que precisei passar a madrugada estudando.

Darwin: Na sua opinião, a inclusão do ENEM substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi positiva?

Melissa: Precisei fazer um ano de pré-vestibular. Sinceramente não sei exatamente o que faltou para passar na 3ª série. Talvez um pouco de maturidade, e de sorte também.

Darwin: Se você cursava o Pré-Vestibular, o que faltou para ter conseguido a aprovação no(s) ano(s) anterior (es)?

Melissa: Para mim a inclusão do Enem como 1ª fase do vestibular foi excelente. Ao contrário de muitos, eu gosto da prova do Enem. É uma prova bem feita, que explora diversas capacidades de uma pessoa e não somente a de decorar informações, como era a prova antiga.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades