Nome: Luiza Tatagiba
Curso: Medicina
Aprovação: Ufes

Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na 3ª série?

Luiza: Nos dois primeiros anos do Ensino Médio, minha carga horária de estudos era bem tranquila, eu só fazia as Tarefas mínimas (TM) do dia e estudava para a prova da semana. Diria que estudava uma média de duas horas por dia, mas prestava muita atenção nas aulas, o que já me fazia fixar a matéria, junto com a TM. Já na 3ª série, passei a estudar umas cinco horas por dia. E no pré-vestibular umas 7 a 8 horas por dia.

Darwin: Você reservava algum tempo para lazer?

Luiza: Na 1ª e na 2ª série, eu tinha tempo para lazer tanto durante quanto nos finais de semana. Já na 3ª série, meu único tempo de lazer durante a semana era de 40 minutos, quando eu corria no calçadão. No pré- vestibular tive que abrir mão disso e meu tempo de lazer ficou restrito aos finais de semana.

Darwin: Você estudava nos finais de semana?

Luiza: Eu tentava estudar tudo o que tinha que estudar durante a semana, mas se eu estivesse com matéria atrasada, eu estudava nos finais de semana sim.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Luiza: Eu já queria fazer medicina desde uns 14 anos de idade.

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Luiza: O curso de medicina é integral e bem puxado, então eu estudo praticamente a mesma quantidade de horas que estudava no pré-vestibular.

Darwin: Na sua opinião, a inclusão do ENEM substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi boa?

Luiza: Na minha opinião, não foi muito boa não. A prova é muito cansativa, algumas questões podem ser confusas, a correção é complicada e a nota final, para mim, não correspondeu ao número de questões que eu havia acertado.

Darwin: Se você cursava o Pré-Vestibular, o que faltou para ter conseguido a aprovação no(s) ano(s) anterior (es)?

Luiza: Eu só fiz metade da 3ª série, porque fiz intercâmbio. Mas, além disso, me faltou experiência, saber como era o estilo das provas de cada universidade, eu também não tinha noção ainda do quanto tinha que estudar e o que precisava estudar mais.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades