Lorenzo Botelho, estudou  o 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental// 1ª, 2ª e  3ª série do Ensino Médio  – Unidade de Vila Velha.

Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série?

Lorenzo: Nos dois primeiros anos do ensino médio, eu tinha uma carga horária normal de estudos, prestava muita atenção e participava de todas as aulas, fazia grande parte dos deveres de casa, mas acabava estudando mesmo alguns dias antes das provas. No terceiro ano, além de continuar com a atenção e com a participação nas aulas, eu também estudava todos os dias, até no final de semana. Era difícil manter a matéria em dia, porque era muita coisa, mas sempre busquei fazer todos os principais exercícios  e  estar em dia com os conteúdos.

Darwin: Você reservava algum tempo para lazer?

Lorenzo: Eu não tinha nenhum horário fixo pra lazer, tive que abrir mão de muitas coisas no terceiro ano para me dedicar aos estudos, mas sabia que momentos de lazer eram importantes, então às vezes eu ia jogar bola, correr na praia, saia com os amigos e com a família, ia ao cinema. Fazia essas atividades quando eu sentia necessidade, não dava para fazer tudo que eu queria em um dia, mas dava para sair e relaxar, sim.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Lorenzo: Fui escolhendo o curso ao longo do terceiro ano, eu já tinha algumas ideias, gostava de muitas matérias diferentes, então foi muito difícil escolher, mas busquei algo que me desse muitas oportunidades e com que eu me identificasse. Depois que comecei o curso, abri mais minha cabeça e ainda não estou decidido se é o que eu realmente quero fazer.

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Lorenzo: São estudos diferentes, com graus de dificuldades diferentes, mas, se for considerar a carga horária, foi no terceiro ano que eu mais estudei. A universidade também exige muita dedicação e estudo, porém, no meu caso, agora tenho mais tempo para me dedicar a outras atividades, como a empresa Junior de que participo ( CT Junior ), voltei a estudar língua estrangeira e também tenho mais tempo livre para sair.

Darwin: A inclusão do ENEM substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi boa no seu entender?

Lorenzo: Sim, a prova do ENEM está melhorando muito, aborda várias áreas do conhecimento importantes para a formação do aluno, eu também não achava a antiga prova da primeira fase da UFES interessante, então essa mudança foi muito boa.

Darwin: Caso a UFES opte por fazer sua seleção por meio apenas do ENEM (SISU), qual sua opinião?

Lorenzo: Grandes universidades federais (UFMG, UFRJ, UFF…) já estão selecionando alunos apenas pelo SISU, e não acho que o nível dos alunos dessas instituições são ruins,  pelo contrário, continua sendo muito concorrido entrar em alguns cursos nessas universidades. A prova do ENEM ainda pode melhorar muito, e o critério de avaliação também, então não veria problema de a UFES selecionar os alunos apenas pelo SISU.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades