Nome: Lais Rodrigues Ferreira
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Aprovação: Ufes

Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série?

Lais: Nas duas séries iniciais do Ensino Médio, eu estudava todos os dias pelas tarefas mínimas e escolhia um dia para me dedicar aos estudos das provas, que eram semanais. Foram anos muito tranquilos! Realmente o Ensino Médio é o melhor momento para aprender e para fazer um bom vestibular. Na minha terceira série, creio que, por falta de maturidade, não estudei como deveria para passar logo, apesar de dedicar horas de estudos todo dia – cerca de 4 horas e meia.

Darwin: Você reservava algum tempo para lazer?

Lais: Lazer sempre foi imprescindível, pois era o momento em que relaxava e me distraía. Durante a semana, eram raros momentos de lazer, dedicava-me mais a ele nos fins de semana, quando podia me reabastecer para voltar à rotina de estudo semanal. Então, reservava, sim, momentos nos fins de semana.

Darwin: Você estudava nos finais de semana?

Lais: Como respondi anteriormente, eu dedicava maior parte dos fins de semana ao lazer e, também, a muitas atividades na Igreja, o que sempre gostei de exercer. Mas, caso achasse que uma matéria não ficou legal, ou que eu precisava reforçar algum conteúdo, eu tirava algum momento pela manhã para estudar.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Lais: Lembro que, na quinta série, havia uma matéria chamada Educação Financeira e, em certo momento, precisamos fazer um trabalho de orçar uma casa. Nesse trabalho, eu tive a oportunidade de planejar toda a casa em grupo com meus colegas. Quando cheguei à minha casa, perguntei ao meu pai qual curso se fazia para aprender a planejar construções (risadas), e ele me respondeu que era Engenharia Civil ou Arquitetura. Então, enquanto fui crescendo, fui amadurecendo a ideia de que a Arquitetura tinha mais a ver comigo do que Engenharia. Cheguei à primeira série do ensino médio convicta de que seria arquiteta!

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade ou quando cursava a 3ª série ou o P.V.?

Lais: Estudei mais no pré-vestibular, pelo menos até agora, pois estou no segundo período do meu curso. Na Universidade, as matérias são direcionadas a um certo assunto, então no período inteiro eu tenho tempo para fixar a matéria em sala de aula mesmo, tirando todas as dúvidas possíveis, o que diminui o estudo em casa. Já no pré-vestibular, temos uma quantidade de matéria muito grande, com o tempo reduzido para aprendê-las, o que me obrigava a ter horas de estudo em casa para fixar o conteúdo. Portanto, estudei mais no pré-vestibular mesmo.

Darwin: Se você cursava o Pré-Vestibular, o que faltou para ter conseguido a aprovação no(s) ano(s) anterior(es)?

Lais: Eu fiz a terceira série e dois anos de pré, então passei! Na terceira série, a minha “inimiga” foi a falta de maturidade e de experiência, eu não conseguia entender que precisava abdicar de muitas coisas para me dedicar aos estudos e acabou que passei o ano estudando menos do que deveria. Para mim, foi melhor não ter passado naquele ano, pois não estava preparada para encarar uma universidade. No meu primeiro ano de pré, fui com o gás todo! Estudei muito, diminuí consideravelmente minhas atividades na Igreja e comecei a fazer curso de Matemática avançada no Darwin de Vitória. Foi um ano em que me esforcei, mas na hora da prova, o nervosismo foi o que me atrapalhou, faltou-me calma! E a prova não estava tão fácil. Então, foi quase inevitável eu não passar.

Darwin: A inclusão do ENEM substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi boa no seu entender?

Lais: Para mim foi boa! Gosto da proposta do Enem de fazer o aluno entender as coisas de forma geral, sem precisar saber detalhes que apenas um aluno da discursiva específica precisa saber. Achava muito injusta a maneira como a Ufes cobrava de um aluno de exatas, por exemplo, um conhecimento específico de gramática. O Enem veio quebrar isso, igualando as áreas do saber e facilitando com o estudo do aluno durante o ano que, ao invés de se dedicar plenamente a todas as matérias, pode se dedicar apenas a três (incluindo redação).

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades