Carla Venâncio A. Santos

Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio e na terceira série / pré-vestibular?

No 1º e no 2º ano, eu costumava fazer as Tarefas Mínimas todo dia e estudava mais especificamente a matéria por volta de 3 dias antes da prova. Já no 3o ano, eu fazia exercícios objetivos e discursivos de biologia e de química todo dia e costumava fazer 1 ou 2 redações por semana, além dos exercícios da apostila de outras matérias. Como eu estudava apenas de manhã, tinha o período da tarde e da noite para realizar minhas tarefas, resultando em aproximadamente 8 horas de estudo por dia, sem contar o horário que estava em aula.

Você reservava algum tempo para lazer?

Sim, mas nem todo final de semana. Sempre reservava o domingo para ir à igreja e, em alguns sábados, eu saía com o namorado ou com as amigas. Quando a data do vestibular começou a se aproximar, eu evitei sair e foquei mais, mas o momento de relaxar e de me divertir foi essencial para a minha saúde mental. Era evidente que eu rendia muito mais quando tinha descansado ou relaxado no fim de semana do que quando eu tentava ultrapassar meu limite de estudos.

Você estudava nos finais de semana?

Sim.

Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Eu sempre quis fazer Medicina e nunca fui pressionada para isso, pelo contrário, meus pais me davam total apoio e liberdade para escolher. Não há muitos médicos na minha família, mas sempre gostei muito dessa área e admirava a profissão. Além disso, sempre tive um carinho muito especial pela minha pediatra, e isso acabou influenciando ainda mais a minha escolha.

Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou o P.V.?

Isso é muito relativo, pois, na 3a série, eu estudava muito todas as matérias, e atualmente eu estudo matérias direcionadas, porém com um grau de profundidade muito maior. Como eu fiz 3a série no turno matutino e estudava a maior parte do tempo em casa, e agora na faculdade faço período integral, acaba que o tempo de estudo em casa fica menor, então tenho que me dedicar mais à noite e nos finais de semana. Mas a principal diferença está no direcionamento e no grau de especificidade das matérias.

Se você cursava o Pré-Vestibular, o que faltou para ter conseguido a aprovação no(s) ano(s) anterior(es)?

Não cursei.

Qual a sua opinião sobre a adoção do SISU pela UFES?

No início, eu achei um absurdo, mas, com o passar do tempo, percebi que não havia como fugir dessa escolha. A adoção do SISU é uma tendência não apenas das instituições federais, mas de todas as universidades, tendo em vista o apoio dado pelo governo, o qual é essencial para a manutenção da qualidade do ensino. Como atualmente ainda existem grandes discrepâncias entre as provas para diferentes universidades, a padronização do sistema de seleção determina um mesmo foco para uma abrangência maior de opções, pois, por meio de uma mesma prova, você é capaz de entrar em diferentes cursos em diferentes locais. A melhor maneira de lidar é tentar se adaptar para poder desfrutar das opções.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades