Nome: Caio Lacerda d’Alcantara
Curso: Medicina
Aprovação: Ufes

Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na 3ª série?

Caio: Durante a 1ª série estudava bem pouco em casa, quando o fazia, era geralmente uma revisão na manhã da prova (eu estudava à tarde) motivada por não estar me sentindo seguro para a prova. Fazia deveres de casa e prestava atenção na aula, o que me ajudou a ter um desempenho bom. Na 2ª série, passei a estudar cerca de três horas antes de cada prova, o que fez meu desempenho melhorar muito, mantive a atenção nas aulas e acabei conseguindo inclusive bolsa em um mês.

Na 3ª série, comecei o ano estudando três horas por dia, mas estava com dificuldade para acompanhar tudo, logo, intensifiquei muito os estudos. A partir do mês de maio/junho, passei a estudar até cerca de 9h da noite, sempre na escola, devido à minha dificuldade de estudar em casa.

Darwin: Você reservava algum tempo para lazer?

Caio: Na 3ª série, eu costumava sair vários sábados, porém, geralmente algo leve, que não me cansasse. Jogava futebol todos os domingos.

Darwin: Você estudava nos finais de semana?

Caio: No sábado assistia aos TQDS pela manhã e estudava um pouco à tarde, no domingo eu descansava, geralmente não estudava nesse dia.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Caio: Até a 1ª série, eu queria fazer medicina, porém minhas melhores matérias eram química e matemática, e biologia eu julgava difícil de aprender, o que me fez mudar para engenharia química. Em abril do ano passado, eu estava estudando muito para biologia visando o primeiro simulado, e percebi que eu era capaz de aprender se estudasse com afinco. Esse fato fez com que eu voltasse a querer fazer medicina e consegui passar de primeira ainda que decidindo o curso tardiamente.

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Caio: Passei para o segundo semestre, logo, ainda não comecei a faculdade. Mas conhecidos dizem que no meu curso, estuda-se ainda mais na faculdade.

Darwin: Na sua opinião, a inclusão do ENEM substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi positiva?

Caio: Substituindo a 1ª etapa da UFES foi péssimo, pois o ENEM não é uma prova que valoriza seus conhecimentos obtidos no Ensino Médio. É apenas um teste de resistência, que faz com que você saia da prova com o sentimento de que estudou à toa. O Exame é bom para quem não estudou, pois os deixa perto de quem estudou bastante. Prefiro o vestibular tradicional. Porém, o ENEM foi bom para que as pessoas que desejam faculdades fora do Estado passassem a viajar menos para fazer provas, o que as deixa menos cansadas, não havendo o risco de quebra do ritmo de estudos.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades