Neste segundo semestre, várias atividades foram planejadas para o Ensino Fundamental, dentre elas o Projeto “Ciranda Literária”. Os alunos do 4º ano G, da Unidade de Vila Velha, tiveram uma experiência divertida, mas com responsabilidade.

Na Coleção “Todos Juntos”, da Editora Ática, o autor Walcyr Carrasco oferece ao leitor histórias com temas do cotidiano, tais como: diferença estética, inclusão de crianças portadoras de deficiência, a importância de amar as pequenas coisas, dentre outros.

A partir da adoção dessa coleção, os alunos têm a oportunidade de entender e de vivenciar o que é ser responsável pelo outro. E o outro em questão é um engraçadinho e esperto hamster, chamado Tigrezinho – nome escolhido pela turma, por meio de votação, e está associado às características físicas desse animal.

Por intermédio de Circular, os pais puderam confirmar a participação na lista de famílias a serem visitadas por esse animal e, desde então, começaram os preparativos para a data tão esperada.

Cada aluno(a), num dia específico e informado, ao final da aula, leva o “Tigrezinho” para casa, juntamente com um pote de comida e, com a finalidade de ter responsabilidade sobre a vida de outro ser, cuida do animal de estimação da turma. Já em casa, alimentará o animal, dará água, brincará e retornará com ele no dia seguinte, para que outro(a) colega também tenha a sua oportunidade.

Cada família recebe, junto à gaiola, a Pasta de Registro da Visita, na qual, por meio de textos e de fotos, relata como foi a nova experiência e o envolvimento de todos. A atividade termina no final do 2º trimestre.

De acordo com a equipe pedagógica, o projeto é um grande sucesso e reafirma a certeza de que os resultados esperados estão sendo atingidos, visto que os alunos estão adquirindo a consciência de como é ser responsável pela vida do outro dentro e fora da sala de aula. Os registros feitos pelos pais comprovam isso, demonstrando a satisfação e a alegria em constatarem como o(a) filho(a) está se dedicando aos cuidados com o “novo hóspede”.

[nggallery id=189]

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades