Com objetivo de despertar em nossos alunos a necessidade de se colocarem como agentes transformadores sociais, a disciplina de Cultura e as Relações desenvolveu o projeto ‘Solidário’ com as turmas do 8º ano das Unidades de Vitória e de Vila Velha.

Após conhecimento sobre o tema, por meio de debates e de reportagens, os alunos puderam vivenciar o poder transformador de suas ações em conjunto na sociedade. Duas instituições de amparo foram visitadas: o Asilo dos Idosos, em Vitória, e a Casa Lar, Fraternidade e Oração, em Vila Velha.

Dentre as atividades propostas no projeto, o 8º ano de Vitória criou o cartão “Voluntário”. Vários cartões foram confeccionados e entregues aos idosos no asilo, além de serem lidos pelos alunos para os vovôs e para as vovós. Os alunos de Vila Velha criaram o adesivo “Mãos Solidárias”, entregue às crianças do orfanato.

Após campanha de arrecadação na Escola, organizada pelos próprios alunos, houve o momento mais esperado por eles: a visita às instituições. Cada aluno vivenciou conceitos de empatia, de responsabilidade social e de solidariedade. A emoção no olhar, o carinho em cada gesto e a oportunidade de se doar ao outro foram de grande aprendizado. Todos saíram desses encontros transformados.

Depoimentos dos alunos:

“Amei a visita ao asilo, foi uma experiência única! Foi muito legal ter conhecido a história de cada um e ver o sorriso no rosto deles por causa da nossa visita. A escola realizou meu sonho.”
Júlia Oliveira Q. de Lima – 8ºG JP

“A visita ao asilo foi uma coisa que me mudou como pessoa e me fez enxergar o mundo de outro jeito. Fui embora renovada e agradeço por ter tido essa oportunidade.”
Alexia Frauches Chiabai – 8ºH JP

[nggallery id=294]

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades