Sabemos que a escola é um local onde desenvolvemos e orientamos valores primordiais à vida e à convivência. A educação para o trânsito na vida das crianças é um processo de formação contínua, sendo necessários momentos de reflexão e de análise do comportamento das pessoas no trânsito.

Durante a realização deste projeto, além dos estudos das normas e das placas, os alunos refletiram sobre: a mobilidade, a segurança nas vias, a acessibilidade, a poluição causada ao meio ambiente e, principalmente, o seu comportamento no trânsito.
Como culminância deste Projeto, aliando aprendizado e diversão com lições que levarão para a vida inteira, as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental, da Unidade de Vitória, participaram do Festival de Literatura Darwin ( FLiD), no dia 28 de outubro, expondo os trabalhos realizados ao longo do ano.

Além da exposição de materiais relativos ao tema, os alunos fizeram a releitura utilizando a técnica do biscuit, da obra literária “Gente vem pra cá, gente vai pra lá… e todos têm direito a um trânsito seguro”, de Malô Carvalho e Suzete Armani. Além dessas atividades, eles participaram de um circuito de jogos educativos envolvendo os conhecimentos aprendidos sobre as regras e as normas de trânsito, com a presença da Guarda Municipal de Vitória, representada pelos policiais: Maria Odete Carvalho Castiglione, Fabio Oliveira Ferreira, Tony Ramos Pimentel, João Vitor Rodrigues Coutinho, Wesley Anacleto Martins, Nelson da Silva Santos, Rita de Cassia da Rocha Santos e Laiz Racanelli Cordeiro.

Nada melhor que ensinar às crianças, desde cedo, as leis de trânsito, os riscos, a importância de atitudes seguras, saudáveis e éticas. Devemos orientá-las de forma que essa educação se reflita lá na frente, como algo que torne o mundo e o trânsito um lugar melhor, mais seguro e menos violento.

Depoimentos:

“O Projeto Monitores de Trânsito é mais que apresentar as regras e as sinalizações de trânsito. É um espaço para discussão de temas muito importantes em nossa sociedade: respeito, tolerância e responsabilidade. A participação da Guarda Metropolitana em parceria com a Escola é fundamental para que as crianças aprendam sobre regras e consequências. É também um momento de descontração e de possibilidade do contato direto com as autoridades, que, no dia a dia, procuram manter a ordem e, acima de tudo, conscientizar esta geração sobre assuntos muito importantes e relevantes. Parabéns à Escola pela iniciativa e aos nossos fiscais mirins! “
Vera Feraz – 3ºA

“Como eu acredito que só a educação pode mudar um povo, uma história, uma nação, achei o projeto “Monitores de Trânsito” fundamental para nossos filhos construírem, no futuro, um trânsito mais humano! Excelente iniciativa do Darwin e admirável disponibilidade e comprometimento da Guarda Municipal de Trânsito, sem a qual não despertaria tamanho interesse em nossas crianças!
Parabéns a todos! ”
Joelma Barbosa – 3ºG[nggallery id=350]

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades