Respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade constituem os eixos determinantes da transformação do comportamento do homem no trânsito. E, por isso, devem ser passados de geração a geração.

E essa não é uma tarefa muito simples e fácil porque, para transformar uma sociedade, é importante a participação, a conscientização e o desejo de cada criança, adolescente, adulto ou idoso. É necessário que os pais, os professores, os empresários e as próprias autoridades percebam como atitudes corretas no trânsito podem salvar vidas. Contudo, para mudar é preciso querer. E, por que não começar a partir de nós mesmos?

Por meio da realização do projeto Monitores de Trânsito, ao longo deste ano, com os alunos das turmas do 3º ano do Ensino Fundamental, da Unidade de Vitória, esperamos formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito. A iniciativa desse projeto tem por objetivo contribuir para a construção de valores, como o respeito ao próximo para a proteção da vida, que é o nosso bem maior, auxiliando também na compreensão da criança em relação aos elementos e às situações vivenciadas no trânsito.

No mês de outubro, ocorreu a culminância do Projeto, aliando aprendizado e diversão com lições que levarão para a vida inteira, os alunos participaram expondo os trabalhos realizados para toda a comunidade escolar. Além disso, eles participaram de um circuito de jogos educativos envolvendo os conhecimentos aprendidos sobre as regras e as normas de trânsito, com a presença da Guarda Municipal de Vitória e a do Corpo de Bombeiros.

Cidadão é o indivíduo consciente do seu papel na sociedade. Ser cidadão significa conhecer e reconhecer que temos direitos e deveres que devem ser cumpridos e exercidos para que a vida em sociedade seja possível.

O bom cidadão é: um bom motorista e um bom pedestre, pois reconhece os seus deveres e os seus direitos também no trânsito.

Não podemos esquecer o nosso lema “Trânsito seguro, responsabilidade de todos”, refletido em todos esses momentos.[nggallery id=500]

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades