O Projeto “Monitores de Trânsito” vem sendo desenvolvido pelas turmas dos 3ºs anos do Ensino Fundamental, desde o ano de 2010, tendo como finalidade “contribuir efetivamente para a preservação da vida e para a redução dos acidentes, além de auxiliar na conscientização e no conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços. Também tem como meta levar ao entendimento dos alunos a importante e relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção, além do respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas” (Bogue et al., 2008).

Assim, torna-se importante conscientizar as crianças, desde cedo, a respeito das Leis de Trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante na formação de cidadãos conscientes e críticos. Portanto, este projeto vem atender às necessidades da Escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos “Temas Transversais” a serem trabalhados nas escolas.

O presente “Projeto Monitores de Trânsito” será trabalhado, ao longo de todo o ano letivo, por todos os professores e por demais funcionários da Escola, de forma interdisciplinar, procurando integrar o assunto em diversas situações de pesquisa e de atividades que envolvam criatividade e participação efetiva dos alunos, dos educadores e da comunidade escolar, e contará com a parceria de diversas instituições: Guarda Civil Municipal de Trânsito; Departamento Estadual de Trânsito; Polícia Militar; Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.

Nas atividades de abertura do projeto, dia 18 de maio de 2018, os alunos receberam a visita do diretor pedagógico do Ensino Fundamental da Unidade de Vitória, Prof. Fabrício Silva, da vice-diretora do EFI, Maria Solimar Lievori do Rego, e da Equipe Técnica, Elaine Loureiro Pimentel e Cristina Maria Oliveira Silva, as quais falaram sobre a importância do trânsito na escola e sobre as atitudes a serem tomadas no dia a dia escolar e, na oportunidade, receberam a camisa oficial do evento.

Dessa forma, os professores utilizarão uma gama enorme de estratégias para abordar a temática, a fim de alcançar os objetivos do Projeto, que é de conscientizar as crianças sobre como disseminar a gentileza no dia a dia e em seus deslocamentos, compreendendo que, quando um motorista obedece às leis de trânsito, ele está se preocupando com o coletivo e demonstrando respeito ao próximo. Ao se portar como um bom pedestre, a criança pode diminuir a animosidade da sociedade, além de motivar gestos de gentileza e de agradecimento aos condutores.

Todos, trabalhando por um trânsito mais humano e consciente.

[nggallery id=395]

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades