Dando sequência ao nosso Projeto “Monitores de Trânsito”, as turmas do 3º ano da Unidade Vitória receberam, no dia 02 de agosto, a equipe dos agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória, com o projeto “Guarda Cidadã nas Escolas”. Os agentes promoveram momentos de reflexões e de análise do comportamento das pessoas no trânsito. Além dos estudos das normas e das placas, os alunos refletiram sobre o respeito, a cortesia, a cooperação, a solidariedade e a responsabilidade que constituem os eixos determinantes da transformação do comportamento do homem no trânsito.

Os alunos também foram orientados a ter um comportamento adequado em relação à segurança necessária nas vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de passageiro. Aqueles que usam bicicletas, skates, patins e patinetes devem aprender que existem faixas para ciclistas e outros lugares apropriados e seguros para a diversão, que excluem as vias públicas. Também não devem se esquecer de usar equipamentos de proteção e de segurança.

Por meio desses momentos, esperamos formar cidadãos mais conscientes e mais bem preparados para enfrentar a vida e o trânsito. O projeto tem por objetivo contribuir para a construção de valores, como o respeito ao próximo e a proteção à vida, a qual é o nosso bem maior.

Mais do que nunca, a escola deve participar ativamente da educação para o trânsito, pois as crianças de hoje serão os jovens e os homens do futuro, serão elas os usuários e os mantenedores do trânsito, capazes de transformar essa realidade. Como disse o educador Paulo Freire: “A educação não é a solução, mas não há solução sem a educação”. A educação não é para acabar com as comodidades oferecidas pelos veículos, e sim para adequar o uso dessas “facilidades” de forma racional e conscientizada pela sua importância na nossa vida atual; sua convivência com os veículos será de forma organizada e saudável, pois os veículos foram criados para servir o homem, e não para destruí-lo.

Clique aqui e acesse o Blog.

[nggallery id=425]

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades