Com o objetivo de propiciar aos alunos a oportunidade de observar e de aprofundar os conhecimentos aprendidos em sala sobre a “Preservação do Meio Ambiente”, as turmas do 3º ano, das Unidades de Vitória e de Vila Velha, visitaram o Instituto Jacarenema de Proteção Ambiental (INJAPA), localizado próximo à Barra do Jucu, em Vila Velha.

A Reserva Ecológica de Jacarenema é uma área de proteção ambiental e possui uma vegetação de restinga de Mata Atlântica ainda em bom estado de conservação, cortada pelo rio Jucu, que deságua no mar provocando o fenômeno das Pororocas em pequenas proporções. O Instituto desenvolve diversos projetos, tendo como diretriz central a conservação de recursos hídricos, com ênfase na preservação da bacia hidrográfica do Rio Jucu, focando sempre na questão do uso sustentável da água do Rio.

Foi uma atividade bastante enriquecedora, em que os alunos puderam se conscientizar da importância da conservação da natureza.

Parabéns a Petrus Lopes, do Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental, e a todos os voluntários envolvidos nessa ação!

Veja, a seguir,  o depoimento produzido coletivamente pelas turmas dos 3ºs anos da Unidade de Vila Velha e de Vitória:

“A visita pedagógica que realizamos no Instituto Jacarenema de Proteção Ambiental ( INJAPA) foi muito legal e interessante.

Ao desembarcarmos na Praça da Igreja da Barra do Jucu, fomos recebidos pela equipe do projeto e aprendemos muitas coisas interessantes sobre esse Rio e, também, sobre o local.

Dentre as curiosidades relatadas pelo nosso guia, Petrus, uma nos chamou mais a atenção: hoje, onde se localiza o  Morro das Concha,  antes era uma ilha , segundo a lenda, onde as embarcações piratas se escondiam para roubar mercadorias. A outra foi sobre a madeira extraída de uma árvore local que é utilizada para fazer a casaca pelo Mestre Vitalino.

Além desses pontos, observamos os diferentes biomas: mangue, rio e mar, a vegetação existente, e nos lembramos das nossas aulas de Ciências, quando estudamos o Solo:  seus componentes e suas características.  O que mais nos assustou foi a quantidade de lixo que encontramos durante o percurso.

Depois lanchamos no espaço do restaurante Espera Maré, descansamos um pouco para recuperar a  para subir o Morro da Concha.

“Aprendemos que precisamos nos conscientizar da importância de preservar o meio ambiente e que não devemos poluir o Rio Jucu, porque é o único Rio existente em Vila Velha.”

(Texto produzido coletivamente pelos alunos das turmas do 3º ano)

[nggallery id=360]

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades