Os alunos das 2as séries das Unidades de Vitória e de Vila Velha participaram do projeto Darwin in debate, promovido pelas disciplinas: Geografia, Atualidades, Produção de Texto, Gramática, Interpretação de Texto, Literatura e Sociologia.

O objetivo do projeto é trabalhar conteúdos de forma interdisciplinar, ampliando nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma global, proporcionando uma aprendizagem mais rica e estruturada, utilizando, como recurso lúdico, um filme.

Nesse primeiro Darwin in debate, o filme “Lion, uma jornada para casa”, indicado a 6 Oscar em 2017, foi o orientador das discussões envolvendo alunos e professores a novos olhares e argumentos a partir do filme. Ele trouxe várias reflexões e aprendizados a respeito de adoção, de altruísmo, de superação, de geopolítica, de cultura, de desigualdade, de trabalho infantil, tendo como referência a Índia e a Austrália, dois países com realidades muito diferentes.

Baseado em uma história real e de muita sensibilidade, “Lion, uma jornada para casa”, prendeu a atenção dos estudantes e emocionou a todos, além de proporcionar conhecer mais sobre a Índia e sua diversidade cultural.

A primeira parte do projeto desenvolveu-se nas salas de aulas; a segunda, no auditório, onde a exibição foi finalizada e foram iniciadas as discussões de forma a contribuir para o conteúdo de cada disciplina envolvida.

Segundo a prof.ª de Geografia Néia Nascimento, uma das coordenadoras do projeto, o cinema é um meio de comunicação que tem poder criativo e proporciona curiosidades. “O cinema, além do entretenimento, influencia no modo de enxergar o mundo, com reflexões.”

As alunas Marina Mancini e Luisa Gasparini, 2º A matutino, relatam, a seguir, sobre a experiência. “Para nós foi um dos melhores trabalhos realizados pela Escola, pois saiu dos padrões rotineiros, além de abordar temas muito importantes como: economia, política, culturas e valores morais. O filme foi muito bem avaliado pela turma e esperamos pela 2ª edição.

A aluna Paula Arantes Ramos, 2º K vespertino, disse que o debate foi muito importante e reflexivo. “Amei o debate sobre o filme ”Lion”. Acho que foi um dos melhores projetos que já vivenciei no Darwin. Além de aprender bastante sobre a situação na Índia hoje, o filme também me passou um grande aprendizado de vida, que me fez crescer como pessoa. Esse tipo de debate nos prepara para a vida. Foi uma ótima escolha, o filme é fantástico! É um projeto que, para mim, deve se repetir com certeza.”

[nggallery id=318]

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades