Com objetivo de transmitir mensagens motivadoras e adequadas aos colegas, os alunos das turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, das Unidades de Vitória e de Vila Velha, desenvolveram, na aula de Cultura e as Relações, que utiliza o LIV – Laboratório Inteligência de Vida, a atividade “O Barco das Personalidades”. De forma muito lúdica, cada aluno representou, por meio de um desenho, uma personalidade do momento: Anita, Ronaldo, Malala Yousafzai a Mark Zuckerberg. Porém, o barco com seis personalidades acabou se chocando com um iceberg, forçando, a cada quatro minutos, uma personalidade pular do barco, para diminuir o peso, já que a água estava entrando na embarcação.

O mais interessante foi perceber o argumento e a defesa que cada um concedeu à personalidade que estava representando, para permanecer no barco, convencendo os demais de sua importância no barco e por que deveria continuar no barco. O que de fato estava sendo avaliado era a capacidade de o aluno argumentar e convencer, ou seja, vender a sua ideia, praticando, assim, o hábito do vendedor.

“Hoje realizamos a atividade do Barco das Personalidades, em que desenvolvemos a habilidade de ter nossa própria opinião, defendendo-a, mas, ainda assim, ouvindo e respeitando a dos outros. A atividade proporcionou em nós, estudantes, uma nova forma de saber ouvir e de expor nossas opiniões para futuros debates.”

Lara Pontin Borges, 8º ano Unidade de Vitória

[nggallery id=478]

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades