Uma das novidades para o ano letivo é o Laboratório Inteligência de Vida (LIV) para os estudantes do Ensino Médio. Para estimular os alunos a falarem sobre suas emoções, uma sala de aula foi reformada e tornou-se um ambiente colorido e aconchegante.
Com uma aula semanal, o LIV contribui para a formação de um cidadão mais completo para os desafios do século XXI por meio de metodologias ativas como o debate, a escuta, a investigação e o questionamento. Assim, é possível trabalhar as competências sociais e emocionais, que se desdobram em atitudes, valores e comportamentos.
“É importante entender que estimular e desenvolver habilidades socioemocionais não significa contradizer a importância dos conteúdos curriculares tradicionais. Pelo contrário, esse estímulo apoia e auxilia na própria aprendizagem do aluno”.
Cláudia de Fátima Fraga Barros, responsável pelo LIV no Ensino Médio
Diversos marcos nacionais e internacionais de educação e direitos humanos esclarecem que o direito à educação está atrelado não só ao acesso à escola e ao conhecimento, mas à formação em todas as dimensões do ser humano.
Tamanha é sua relevância que a educação socioemocional está presente em seis das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse documento define os conteúdos, competências e habilidades que os alunos brasileiros têm o direito de aprender em cada ano letivo nas escolas
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