Tendo como referência o projeto colaborativo do 9º ano do Ensino Fundamental II, a leitura do livro Maus, que é uma narrativa de Art Spiegelman, ao escrever sobre a luta de seu pai, um judeu polonês, para sobreviver ao Holocausto, os estudantes desenvolveram atividades sobre o preconceito e sobre a intolerância, temas centrais do livro. A atividade permitiu aos alunos apresentar e discutir os tipos de preconceitos, praticando o hábito do ouvido atento, da habilidade colaboração.

Os alunos, em grupos, escolheram o tipo de preconceito e organizaram a apresentação por meio de uma entrevista ou de um depoimento pessoal. Entre os tipos de preconceitos: o racial, o social, o machismo, a homofobia, a intolerância religiosa e a xenofobia.

A atividade provocou uma rica discussão e uma reflexão as quais permitiram desenvolver habilidades e hábitos conectados ao livro e ao cotidiano dos estudantes, visando à prática de novos ensinamentos e de novos valores em relação ao outro.
[nggallery id=452]

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades