Jogos didáticos são importantes ferramentas no processo de aprendizagem, pois constituem um recurso lúdico, interativo, instigante e alternativo de ensino. Como parte do assunto de relações ecológicas da disciplina de Biologia 2, foi realizado o jogo Relações Ecológicas.

A turma foi dividida em grupo de quatro alunos e cada grupo recebeu 48 cartas, divididas em três categorias:

•  Nome/tipo de relação

•   Conceito da relação

•   Exemplos da relação

A proposta do jogo foi identificar 16 trincas de cartas, sendo que cada trinca era formada pelo nome/tipo de relação, seu conceito e seus respectivos exemplos, como mostrado abaixo:

img

O objetivo da atividade foi verificar o aprendizado dos alunos, bem como trazer novas informações a respeito das inúmeras relações ecológicas, além de tornar o aluno apto a identificar os diferentes tipos de relações com exemplos de diversas situações.

A seguir, confira os depoimentos de alunos sobre o jogo:

“Achei o jogo criativo e auxiliou na melhor fixação da matéria de forma dinâmica. Outra maneira de aprendermos. ”
Luiza Loiola, 1ª série EM – Unidade de Vila Velha

“Hoje, a professora de Biologia 2, Andrea, passou uma atividade diferente, na qual ela misturou a matéria dada com um jogo da memória. Eu, particularmente, achei uma ótima iniciativa, pois fixou a matéria de uma maneira descontraída. Gostei da iniciativa e acho essa maneira de estudo válida”.
João Alberto, 1ª série EM – Unidade de Vila Velha

“O jogo foi muito interessante e dinâmico, permitiu uma melhor fixação da matéria de uma forma divertida. ”
Vicenza Ventorin, 1ª série EM – Unidade de Vitória

“O nosso grupo achou o jogo muito instrutivo e interessante, pois todos participaram, além de auxiliar os estudos. Muito bom! ”
Gabriel M, Alexandre, Pedro Margon e Arthur Soares, 1ª série EM – Unidade de Vitória

“Achei o jogo uma proposta muito interessante, uma vez que permite ao aluno fixar e testar seus conhecimentos adquiridos em sala de forma dinâmica e interativa. É um outro meio para a aprendizagem que foge ao método tradicional de ensino, que muitas vezes é visto pelos alunos como uma forma monótona e desinteressante”
Lucas V. Simões, 1ª série EM – Unidade de Vitória

[nggallery id=388]

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades