Nos dias 18 e 19 de setembro, universitários que foram alunos Darwin voltaram à escola. Eles foram convidados para compartilhar suas experiências com estudantes que estão cursando a 1ª série do Ensino Médio durante o Painel Destaques do Vestibular.

Na unidade Vitória, seis ex-alunos aprovados em Direito, em Engenharia e em Medicina compartilharam acertos e erros na hora de prestar Vestibular.

Aproveite as oportunidades

Lembro de quando estava sentada no lugar de vocês, acho que foi em 2012, e sempre pensava que um dia estaria do outro lado, falando de tudo que eu ainda iria passar e estudar. No Ensino Médio, eu aproveitava cada oportunidade que o Darwin dá. Eu fazia todas as olimpíadas possíveis: de Geografia, de História, de Biologia, de Matemática… Houve algumas em que eu não passava, mas estava testando sempre os meus conhecimentos em várias áreas e habilidades. Para decidir qual curso faria, eu conversei com algumas pessoas que trabalham em áreas que eram do meu interesse, como engenheiro químico e arquiteta, para saber como é a profissão na prática e isso é muito importante. Escolhi a Engenharia Civil e foi uma opção ótima para mim. Tenho descoberto várias coisas na faculdade e vi que foi a melhor profissão que eu poderia ter escolhido.

Isabela O. Maia da Silva, ex-aluna Darwin Vitória e aluna do 9º período de Engenharia Civil na Ufes

Já as 1ªs séries da unidade de Vila Velha receberam nossos ex-alunos aprovados em Direito, em Medicina e em Ciências da Computação, que deram dicas de como aproveitar os estudos da melhor forma possível no Ensino Médio.

A importância do estudo constante

Quando eu entrei no Ensino Médio, não tinha noção da importância de manter uma revisão constante das matérias. Ao chegar na 3ª série, vi que a carga de conteúdos é muito grande. Então, é importante você já ter uma noção de cada matéria. Dessa forma, o seu trabalho será apenas revisar, e não aprender tudo do início.

Frederico A. Marques, ex-aluno Darwin Vila Velha e aluno de Direito da FDV

Tenha o seu local de estudo

Na 3ª série do Ensino Médio, eu chegava da escola, almoçava e pensava “Vou deitar uns 20 minutinhos para descansar”. Porém, quando eu acordava, já eram 17 horas e eu tinha perdido um bom tempo de estudo. Foi aí que eu comecei a ficar no Darwin depois das aulas para estudar. E eu aconselho vocês a aproveitarem toda a estrutura disponível que a escola tem. Estudem aqui, procurem os professores e tirem suas dúvidas.

Igor Mattos Varejão, ex-aluno Darwin Vila Velha e estudante de Ciências da Computação na Ufes

No final do painel, os alunos conversaram com os graduandos e tiraram dúvidas sobre a organização dos estudos, sobre o Ensino Médio e sobre a escolha da faculdade.

[ngg src=”galleries” ids=”31″ display=”basic_thumbnail” number_of_columns=”5″]

Confira todos os ex-alunos que participaram do Painel Destaques do Vestibular.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades