Apresentação

Durante a Educação Infantil, a criança estabelece toda a base do seu desenvolvimento motor, intelectual e social. A aprendizagem surge da descoberta e curiosidade natural pelo mundo que a cerca.

O Darwin, baseado em sua própria filosofia e também nas Diretrizes Curriculares Nacionais, oferece condições para que a criança seja capaz de experimentar, criar, construir e expressar-se livremente. As brincadeiras e atividades são orientadas para o aprendizado e para o desenvolvimento das relações interpessoais, de respeito e de confiança.

Além do aprendizado, priorizamos os momentos para brincar e para estabelecer elos afetivos, indispensáveis na estruturação de uma personalidade sadia e feliz.

Os professores, experientes e com formação adequada, são capacitados para tornar possível que os objetivos pedagógicos sejam cumpridos, respeitando cada aluno como indivíduo único, estimulando suas habilidades e competências para que, além de aprender, possam tornar-se pessoas capazes, independentes, empreendedoras, seguras e felizes.

Integral

Desde 2015, o Darwin oferece, de forma opcional, o ensino em horário integral para alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Fundamental na unidade Vitória.

Para isso, foi organizada uma estrutura curricular integrada, com tempos e espaços distribuídos de forma que os alunos do Integral desenvolvam atividades de enriquecimento curricular e tenham opções de estudos complementares aos processos educativos.

Assim, a educação integral não implica apenas em ampliação de jornada escolar, é preciso que as aprendizagens ocorram de maneira criativa, inteligente e articulada; afinal, se a criança estará mais tempo em um espaço escolar, este deverá ser atrativo o suficiente para que ela tenha interesse em aprender, descobrir e se aprofundar em assuntos variados, para que valorize as diversas relações que estabelece e participe com inteireza de um mundo em transformação.

Além dos componentes curriculares que compõem a Base Nacional Comum, o currículo do Integral é constituído por: Orientação de Estudos, Jogos Matemáticos, Inglês, Atividades Físicas, Arte, Música, Filosofia, Produção de Texto, Recreação e Tecnologia Educacional (códigos e programação de games).

Motivos do nosso sucesso

  • Qualidade do ensino.
  • Formação para a vida (valores).
  • Organização/estrutura.
  • Disciplina com regras claras.
  • Investimento contínuo.
  • Motivação do nosso aluno.
  • Acolhimento a alunos com necessidades especiais.

Avaliação

A avaliação de rendimento das turmas da Educação Infantil é desenvolvida com atividades próprias para a estrutura da sala, desenvolvimento cognitivo dos alunos e preparação para o processo de alfabetização.

Os resultados semestrais dos alunos são divulgados por relatórios descritivos, com as observações dos professores.

Estrutura

No Darwin, você encontra a melhor estrutura para o desenvolvimento do seu filho. Confira:

  • Auditório
  • Biblioteca
  • Laboratório de Ciências
  • Laboratório de Informática
  • Sala de Música
  • Sala de Arte
  • Sala de Inglês
  • Multimídia em todas as salas

Projetos

Acolhida dos alunos

É um momento de adaptação com o objetivo de integração dos alunos ao grupo e ao novo espaço escolar. Acontece antes do primeiro dia de aula, quando os alunos conhecem toda a Equipe de funcionários, de professores e todo o funcionamento da Escola.

Atendimento às famílias

Os encontros são agendados pela equipe do Serviço de Orientação Educacional (SOE) ou são solicitados pelas famílias, com o objetivo de tornar segura e próxima a parceria entre escola e família, seja em relação aos estudos seja em relação ao emocional de nossos alunos.

Musical

Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) participam de uma das apresentações mais esperadas pela comunidade Darwin: o Musical. Toda a equipe se empenha para proporcionar, juntamente com as crianças, um ambiente afetivo e de alegria. O objetivo do Musical é promover a ludicidade, a colaboração, a diversão por meio das linguagens musical e corporal.

Saúde: Alimentação Saudável

A turminha do infantil tem como prática a vivenciar ludicamente a importância da higiene pessoal e da alimentação saudável. Utilizando brincadeiras, vídeos, histórias e observando algumas ações que acontecem no dia a dia da Escola, os pequenos conseguem compreender que o corpo merece cuidados especiais para garantir bons hábitos e saúde.

Estudando Fora da Escola

Por meio deste projeto, os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio compreendem e vivenciam os conteúdos estudados e têm acesso a vários conhecimentos de diferentes áreas do saber.

Projeto “Ler é Bom Demais”

Com alegria, com entusiasmo e com muita ludicidade, as turmas do Infantil desenvolvem o Projeto “Ler é Bom Demais”. Com empolgação, os alunos participam de atividades variadas, tais como a busca pelo “Tesouro Perdido”, a Árvore de Livros, os momentos de contação de histórias, entre outros. A partir daí, passam a usufruir todo o encanto que só os livros podem nos proporcionar. Afinal, ler é bom demais!

Escolinhas

  • Ballet clássico
  • Tênis
  • Judô
  • Futsal

Complementação ao Processo Educativo

Os serviços complementares do processo educativo auxiliam as atividades acadêmicas e promovem maior intercâmbio entre a escola e a comunidade.

Os serviços complementares do processo educativo têm por finalidade:

  • Subsidiar as atividades educativas, favorecendo ao processo ensino-aprendizagem;
  • Facilitar o desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula, por meio de recursos didáticos diversos, livros, revistas e outros;
  • Promover a integração do aluno no ambiente escolar por meio de um tratamento personalizado;
  • Estimular e orientar a ação educativa dos pais;
  • Facilitar o intercâmbio da escola com a comunidade.

Faça parte!

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades