Nome: Vitor Assad
Curso: Medicina
Aprovação: Ufes

Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na 3ª série?

Vitor: Nos dois primeiros anos do Ensino Médio, eu estudava apenas na véspera das provas, normalmente um ou dois dias antes das avaliações. Entretanto, prestava bastante atenção nas aulas, além de deixar as tarefas de casa em dia, e isso bastava para tirar boas notas.

Na 3ª série, percebi que precisava me esforçar mais para passar em um curso concorrido como medicina em uma universidade federal, e por isso criei o hábito de estudar todos os dias. Como estudava em período integral, eu passava a manhã e a tarde tendo aulas na escola. À noite, ao chegar em casa, revisava a matéria do dia e fazia os exercícios referentes a ela. O tempo gasto para essas atividades era muito variável, dependendo do volume de conteúdo passado no dia.

Até setembro ou outubro, essa rotina era seguida com disciplina. Entretanto, diferentemente do que a maioria faz, eu reduzi a carga de estudo nos meses mais próximos do vestibular, devido ao desgaste mental. Hoje, creio que isso me ajudou, pois dessa forma mantive o gás para enfrentar a maratona de provas durante o final do ano.

Darwin: Você reservava algum tempo para lazer?

Vitor: Não reservei um tempo específico para lazer durante a terceira ano. Qualquer tempo que sobrasse depois do estudo era usado para atividades que não envolvessem o vestibular, como usar o computador e ver TV.

Darwin: Você estudava nos finais de semana?

Vitor: Os fins de semana eram usados para estudo quando eu não conseguia estudar todo o conteúdo até a sexta-feira, o que acontecia com frequência. Entretanto, raramente passava todo o sábado e domingo estudando, pois com esforço era possível terminar a matéria ainda na manhã do sábado.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Vitor: Decidi fazer medicina ao final da segunda série. Até então, não fazia ideia do curso a ser escolhido. O que pesou na decisão foi a admiração pela profissão e a afinidade com a área de biomédicas.

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Vitor: Atualmente, na faculdade, tenho uma quantidade de matéria até maior do que no terceiro ano. Além disso, a universidade exige que o aluno tenha maior independência que no ensino médio. No entanto, hoje não existe a pressão de ter que passar no vestibular, então eu estudo menos que no ano passado.

Darwin: Na sua opinião, a inclusão do ENEM substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi boa?

Vitor: Na minha opinião, a inclusão do ENEM substituindo a primeira etapa do vestibular da UFES foi muito boa. O ENEM dá mais ênfase a uma série de competências e habilidades, deixando em segundo plano o conhecimento específico que, a meu ver, não é tão importante em uma prova de primeira fase. Porém, a não inclusão da nota do ENEM no resultado final desvaloriza o aluno que se esforçou em todas as matérias.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades