Sabrina Zanardi Machado, estudou o Ensino Fundamental  (2011) na Unidade de Linhares e  1ª e 2ª séries do Ensino Médio (2014) – Unidade de Vitória.

Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série? Você reservava algum tempo para o lazer? Você estudava nos finais de semana?

Sabrina: Nos dois primeiros anos do Ensino Médio, eu procurava sempre cumprir com as tarefas de casa e estudar o suficiente para fixar a matéria dada, mas, obviamente, não eram estudos longos como no terceiro ano. Neste ano, eu busquei estudar o máximo de tempo possível, estudava das duas da tarde até as onze da noite, no mínimo. Para ser bem sincera, só aos domingos eu descansava. Meu final de semana era apenas o domingo, pois no sábado eu ficava na escola, nos TQD’s, mas nesse dia livre eu não pegava nos livros, tentava relaxar e me preparar para a próxima semana.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Sabrina: Não sei dizer com exatidão. Acredito que Medicina sempre foi o que eu quis, antes mesmo de saber quem eu era.

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Sabrina: É impossível comparar essas duas fases. O que o terceiro ano exige do aluno é algo no mínimo exaustivo, é um estudo cheio de pressão e maçante, apesar de eu sempre ter amado as matérias que eram passadas na escola e ter me apaixonado pelo Darwin, quando vim para a cidade. O estudo na faculdade é algo mais prazeroso e recompensador, além do fato de que você pode ficar uma semana sem estudar quando não há provas, o que é algo inimaginável no terceiro ano.

Darwin: Se você cursava o Pré-Vestibular, o que faltou para ter conseguido a aprovação no(s) ano(s) anterior(es)?

Sabrina: Fui aprovada no 3º ano.

Darwin: A inclusão do Enem substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi boa no seu entender?

Sabrina: Sou suspeita para falar. Apesar de toda pressão da prova, gosto bastante da parte objetiva da prova do Enem. Achei válida a substituição.

Darwin: Caso a Ufes opte por fazer sua seleção por meio apenas do Enem (SISU), qual sua opinião?

Sabrina:  Apesar da resposta acima, na qual afirmo gostar do Enem, acho uma péssima escolha a adoção do SISU pela Federal do nosso estado, pelo simples fato de que a concorrência tende a aumentar ainda mais, o que nesse caso não estimula a competição, e sim aumenta ainda mais a tensão dos alunos capixabas. Não acho justo abrir tanto as poucas vagas em uma universidade federal que o estado oferece. Além disso, o fato de o vestibular tradicional exigir um conhecimento de Biologia e de Química mais aprofundado faz com que os alunos se dediquem mais a essas importantes matérias, entrando mais preparados no curso de medicina, que exige muito conhecimento prévio do aluno.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades