Nome: Nathalia Conci
Curso: Medicina
Aprovação: Ufes

Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na 3ª série?

Nathália: Durante os primeiros anos do Ensino Médio, eu estudava para as provas semanais, guardando um dia após as avaliações para descanso e não estudando no dia da prova. Não tinha uma carga horária fixa, estudava de acordo com o conteúdo da prova seguinte, mas conseguia, em geral, estudar toda a matéria e revisar na véspera. Já na 3ª série, a carga horária de estudos aumentou, sem dúvida. Como fazia integral, aproveitava muito as aulas da tarde, estudando, após resolver os exercícios propostos, a matéria dada durante o período da manhã. Estudava até 10h e dormia cedo. Guardava os fins de semana especialmente para as discursivas, e consegui manter, em grande parte do ano, a matéria em dia.

Darwin: Você reservava algum tempo para lazer?

Nathália: Acho fundamental que se reserve um tempo de lazer, especialmente para aumentar o aprendizado durante a semana. Assim, reservava parte da tarde e da noite de sexta-feira para me dedicar a outras atividades.
Darwin: Você estudava nos finais de semana?

Nathália: Desde que entrei no Darwin, sempre estudei nos finais de semana, período em que meu rendimento era maior. Acredito que, para um aluno de Terceira Série/Pré-Vestibular, os finais de semana são extremamente importantes para colocar a matéria em dia e para aprimorar o conhecimento nas matérias discursivas.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Nathália: Quanto ao curso, optei por medicina há muito tempo, quando era bem pequena. Por sempre admirar a profissão e, também por influência familiar, não tive muitas dúvidas.

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Nathália: Na faculdade, existem épocas mais difíceis e outras mais tranquilas. O conteúdo é bem maior em um tempo bem menor. Por outro lado, não há a pressão e a concorrência que existe na 3ª série, muito menos aquele peso de que é necessário saber tudo porque um erro pode comprometer sua vaga. Assim, penso que a 3ª série/Pré-Vestibular é mais difícil pelo contexto, e não pelo conteúdo. São formas diferentes de estudar.

Darwin: Na sua opinião, a inclusão do ENEM substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi boa?

Nathália: Considero o ENEM positivo, mas não concordo muito com as formas de avaliação. Na minha opinião, a correção da redação é injusta e, como um processo seletivo, deveria haver transparência na pontuação atribuída pelo TRI. Mesmo assim, ao meu ver, o SiSU é interessante por permitir a concorrência a outras universidades pela seleção unificada, mesmo a escolha de Universidades tendo sido limitada a duas em 2011.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades