Matheus Rocha estudou todo o Ensino Médio no Darwin e foi aprovado em Engenharia Civil na UFES e no IFES.

Darwin: Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na Terceira série?

Anna Danielle: Nas duas séries iniciais do Ensino Médio, eu estudava uns três dias antes das provas semanais, porém nunca deixando de realizar as tarefas de casa diariamente. Já na Terceira Série, o estudo era diário, incluindo exercícios, resumos, leituras e aprofundamentos.

Darwin: Você reservava algum tempo para lazer?

Matheus: Na Primeira Série, eu não estudei muito. Estudava mais em dia de prova, na terça-feira. Entretanto, fazia todos os exercícios passados pelos professores, como TM. Além disso, evitava ao máximo faltar e prestava atenção nas aulas. Já na Segunda Série, fiz Turma Olímpica, o que ajudou meu desempenho durante o ano e para o vestibular, pois uma parte do conteúdo que era só da Terceira Série foi passado na Turma Olímpica de Física, o que fez com que essa parte da matéria se tornasse só revisão. Além disso, eu reservava sempre um horário da quarta-feira para revisar a matéria da prova do dia. E continuei a prestar atenção nas aulas e fazer todos os exercícios propostos.

Na Terceira Série, eu estudei muito. Fazia Integral, chegava ao Darwin para as aulas de 7h até 12h30, depois tinham as aulas de 13h50 até 17h30. Depois eu ficava na escola estudando até 20h30, de segunda a quinta. Na sexta, eu ia para casa e descansava à tarde (enquanto não tinha curso de física, que começou em julho) ou ia para o Leonardo Da Vinci fazer os simulados de lá (só Integral podia fazer isso, e de março a julho). Depois que passou o ENEM, o ritmo foi mantido, e, em janeiro, eu continuei me esforçando ao máximo até o dia da prova.

Darwin: Você reservava algum tempo para lazer?

Matheus: Bem, digamos que o tempo que eu reservava era para estudar, na Primeira e na Segunda séries. Já na Terceira Série, o tempo para lazer era nos fins de semana, quando surgia algo.

Darwin: Você estudava nos finais de semana?

Matheus: Dependia do quanto de matéria ou de exercícios estavam atrasados. Usava os fins de semana para tentar colocar as matérias em dia, mesmo sabendo que é praticamente impossível na Terceira Série. Ao todo, eu estudava uma média de quatro a seis horas em todo o fim de semana.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Matheus: Durante a 1ª série eu decidi pela área de exatas, e na 2ª eu escolhi a engenharia civil, por ser a engenharia que eu mais me identifiquei, dentre as opções.

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Matheus: Com certeza na 3ª série. Na universidade, apesar de continuar prestando atenção nas aulas, deixando para estudar na semana da prova, consegui bons resultados, sem tanto esforço.

Darwin: Se você cursava o Pré-Vestibular, o que faltou para ter conseguido a aprovação no(s) ano(s) anterior (es)?

Ana Danielle: Sem dúvida, calma e concentração. Fazer a prova sem pressa e de cabeça fresca é o diferencial!

Darwin: A inclusão do ENEM substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi boa no seu entender?

Matheus: No âmbito pessoal, foi bom, já que a prova do ENEM não me desgastava, principalmente por ser de leitura, na qual eu tenho rapidez. E na visão geral, também foi uma boa mudança, uma vez que retira do vestibular a necessidade de decorar muitos conteúdos e avalia melhor as habilidades de leitura e interpretação dos alunos.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades