Nome: Luísa Abreu Zorzanelli
Curso: Medicina
Aprovação: Ufes

Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na 3ª série?

Luisa: Na primeira e segunda série minha carga horária de estudos não era muito longa, mas era diária, exceto nos finais de semana. Eu sempre fiz as tarefas de casa, então meu tempo de estudos era dedicado a isso. Claro que alguns dias antes das provas eu acabava estudando por mais tempo, como a maioria dos alunos mesmo faz. Mas sempre procurava prestar muita atenção nas aulas e quando havia alguma prova ou concurso que me interessava (por exemplo, a ODB – Olimpíada Darwin de Biomédicas.) eu me dedicava mais. Sempre procurei também participar como monitora das matérias que me interessavam e de atividades extras (como Curso de Redação e Turma Olímpica).

Na terceira série minha rotina de estudos mudou bastante. Estudava todos os dias, até nos finais de semana. Até a metade do ano estudava por volta de 5 a 6 horas. Depois de julho passei há estudar por mais tempo, na verdade até conseguir terminar o que tinha planejado para aquele dia. Participei dos cursos extras das minhas matérias específicas e do de redação, além de aulas extras dadas pela escola.

Darwin: Você reservava algum tempo para lazer?

Luisa: Nas duas séries iniciais meu tempo de lazer era bem maior, inclusive na segunda série eu fiz meio que uma “despedida” e aproveitei bastante. O tempo para os amigos, família, igreja, esporte e diversão é essencial. Mas na terceira série esse tempo fica muito restrito, principalmente a parte do esporte e diversão. Mas eles não devem ser excluídos totalmente, todos devem ter seu tempo para esfriar um pouco a cabeça e distrair. Isso seria umas das coisas que eu teria feito mais (não frequentemente é claro) se tivesse que fazer a terceira série novamente.

Darwin: Você estudava nos finais de semana?

Luisa: Nas séries iniciais estudava só se tivesse uma prova muito difícil ou algum trabalho, era eventual. Na terceira, meus finais de semana, a maioria, foram dedicados a minhas matérias discursivas (Biologia e Química). Normalmente, sábado era Química e domingo, Biologia, nos quais eu fazia os TQDs e estudava os assuntos que eu estava com mais dificuldade ou considerava mais importantes.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Luisa: Sempre gostei e tive mais facilidade pela área Biomédica. Na primeira série comecei a pensar melhor no curso que iria escolher e decidi pesquisar um pouco sobre a Medicina (por meio de pessoas que faziam ou fizeram o curso e pela internet). Gostei bastante do curso e durante aquele ano fui pensando na possibilidade de segui-lo. No final da primeira série já tinha certeza de era o curso que eu queria.

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Luisa: Nesse pequeno tempo de curso que tenho (curso ainda o primeiro período) vejo que estudei mais na terceira série. Na verdade, o ano passado me ensinou muito o modo certo de estudar. Muitas vezes, estudando de uma maneira diferente, duas horas de estudos podem ser muito melhor aproveitadas e ter maior rendimento do que sete horas. E foi isso que eu aprendi. Percebo que este ano apesar de estar estudando menos, meus estudos rendem mais e eu aprendo melhor, sem dúvidas. Mas sei que meu curso vai exigir muito mais do meu tempo, mas de outras formas, não tem como comparar.

Darwin: Na sua opinião, a inclusão do ENEM substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi boa?

Luisa: Acredito que foi boa sim substituindo apenas a 1ª etapa. O ENEM é uma prova ampla de conhecimento e não se limita ao aprendizado “memorizado” que era necessário para fazer algumas questões da antiga 1ª etapa. Mas não acho que seja uma prova que possa substituir o vestibular completamente, como já é visto em algumas faculdades, pois uma prova que teste os conhecimentos específicos do aluno para determinado curso também é muito importante.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades