Larissa Calazans Alvarenga, estudou do EF II ao EM no Darwin, unidade de Vitória, e, na Terceira série, foi aluna da M2. Ela foi aprovada em Direito na UFES e na FDV.

Darwin: Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na Terceira série?

Larissa: Na 1ª e 2ªs séries (EM), mesmo sem pretender, estudava todos os dias, seja em decorrência das provas semanais ou resolvendo as TM’s propostas pelos professores. Nesses dois anos iniciais não tive uma carga horária específica de estudo, conciliei as aulas, o estudo para as provas e a realização de projetos escolares extras, como a monitoria, o teatro e fui representante de turma. Ao final da 2ª série, fiz o Curso Compacto oferecido pela escola, essa experiência me ajudou muito a iniciar a 3ª série com mais confiança.

Com a chegada do terceiro ano minha rotina sofreu alterações, passei para o turno matutino e reservei as tardes e o início da noite para estudar e fazer os exercícios. O fundamental foi encontrar um modo particular de estudar e criar uma rotina. Participei também dos cursos específicos para as discursivas da minha área, o que me ajudou bastante.

Darwin: Você reservava algum tempo para lazer?

Larissa: Toda a rotina intensa de estudos não me privou de fazer outras atividades, porém tendo em vista a importância de estar bem para não perder o ritmo as aulas, reduzi a frequência das saídas e optei por ficar mais em casa com a família, só saindo para atividades realmente importantes como aniversários e eventos familiares. Decretei o domingo como dia livre, era o dia em que não estudava (pelo menos até o meio do ano), mas sempre aproveitava e lia algumas revistas ou jornais.

Darwin: Você estudava nos finais de semana?

Larissa: Por escolha própria, optei por estudar também aos sábados à tarde. Era quando fazia os TQD’s passados pela manhã e colocava a matéria que porventura estivesse atrasada em dia. Com a proximidade da prova o ritmo acelerou e resolvi estudar também aos domingos, era o dia em que me dedicava mais as minhas discursivas e reescrevia algumas redações cujos temas julgava mais prováveis de cair.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Larissa: A decisão pelo curso de Direito foi difícil, sempre soube que a minha área não era a de exatas, assim já eliminei algumas possibilidades. Mas no início da Terceira Série ainda apresentava dúvidas sobre o que realmente queria cursar. Conversei com a Helô e ela me orientou a fazer um teste vocacional. O teste me ajudou bastante, me fez perceber que apresentava mais aptidões e características ligadas ao Direito, o que influenciou a minha decisão, afastando as outras opções.

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Larissa: A rotina dos estudos para o vestibular já te auxilia para enfrentar uma universidade. Não é questão de estudar mais ou menos, e sim de estudar de um modo diferente. Na universidade, diferente do cursinho, raros são os professores que te darão a matéria pronta, lá ao meu ver o aprendizado depende muito mais do aluno.

Darwin: A inclusão do ENEM substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi boa no seu entender?

Larissa: Acredito que a adoção pela Ufes do Enem como 1ª fase, mesmo com a prova sendo muito extensa e ainda apresentando alguns problemas, foi sensata. O Enem abrange diversas áreas do conhecimento antes não abordadas pela prova tradicional. Além disso, exige dos alunos mais do que apenas decorar, exige raciocínio. Creio que é um excelente modelo de prova para a 1ª etapa, mas ainda considero importante as provas específicas para cada curso realizadas como 2ª etapa.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades