João Felipe M. de Miranda

Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio e na terceira série / pré-vestibular?

Durante as duas séries iniciais do E.M, estudei fora do Darwin, e a carga horário incluía aulas durante a tarde, quase um horário integral. Por conta disso, grande parte do dia eu já me encontrava constantemente em estudo, por mais que fosse à aula. Durante a semana, o horário que eu tinha para estudar era durante a noite. Nos finais de semana é que eu tinha um tempo mais livre para estudos, mesmo que de forma mais leve. No terceiro ano, quando vim para o Darwin, minha rotina de estudos pouco modificou no “formato de horas”, pois, como já estava habituado com a rotina de aulas durante a tarde, o meu tempo para estudos estava um tanto quanto adaptado a isso, a maior diferença mesmo foi na questão dos finais de semana, em que eu teria mais horas destinadas ao estudo.

Você reservava algum tempo para lazer?

Independentemente do ano, lazer é algo que eu sempre busquei manter na minha rotina, por conta de ser uma forma de relaxar e de me possibilitar um retorno aos estudos mais leve e disposto. Querendo ou não, quanto mais estresse acumulado, pior é o rendimento, por mais horas que você se dedique a isso.

Você estudava nos finais de semana?

Tive isso como um hábito, e o próprio Darwin possibilitava e nos puxava para isso, com as aulas extras, muitas focadas no ENEM ou em discursivas, então quase a maioria dos sábados apresentava algum horário em que eu deveria ir à escola, e que, em casa, eu deveria complementar.

Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Durante o E.M é o período em que pensamos realmente em todas as possibilidades que nos serão abertas quando estivermos prestando vestibular. Foi nesse período em que fui trabalhando com todas as ideias de curso e acabei por escolher Medicina, vendo-a como a profissão que realmente iria satisfazer o meu futuro profissional.

Em que época você estudou mais? Atualmente, na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou o P.V.?

Sem dúvida nenhuma, foi na Universidade. O estudo que existe durante o período de P.V. ou de 3º série é muito pesado no quesito de ser uma gama de conteúdo que, por diversas vezes, não está em conjunto com aquilo que desejamos, tornando tais épocas, de certo modo, cansativas.

Se você cursava o Pré-Vestibular, o que faltou para ter conseguido a aprovação no(s) ano(s) anterior(es)?

Eu vivi as mudanças durante o período do pré-vestibular da UFES discursiva para o modelo ENEM, o que teve impacto nos meus estudos. No entanto, um dos fatores que eu considero ter sido determinante para tudo isso foi a questão de relevar certas coisas na vida, uma delas foi os momentos de lazer, assim como também a falta de planejamento das minhas atividades e de meus estudos.

Qual a sua opinião sobre a adoção do SISU pela UFES?

Eu acredito que a mudança da UFES no seu modelo de vestibular é algo que veio como uma faca de dois gumes, pois a verdade é que não se pode agradar a todos ao mesmo tempo. Da mesma forma que privilegiou alguns, outros foram prejudicados, até pela forma com que se preparavam durante os anos, requerendo certas adaptações em meio ao trajeto até a universidade.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades