Hemilly Luber Ganho

Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio e na terceira série / pré-vestibular?

Durante o 1° e 2° anos do Ensino Médio, eu estudava especificamente para as provas semanais e não mantinha um periódico de estudos de todas as matérias,como deve ser feito. No 3°ano, eu estudava por meio de um plano de estudos que a Suzana fez para mim, o que me ajudou e muito na organização dos meus estudos diários. Nos dois primeiros anos de Ensino Médio, eu estudava de 2 a 4 horas por dia para as provas semanais e, no último ano, eu costumava manter uma maior carga horária de estudos, com uma média de 6 a 7 horas.

Você estudava nos finais de semana?

Durante a semana, eu mantinha uma rotina intensa de estudos, entretanto reservava tempo para frequentar os cultos em minha igreja em dias específicos. Em alguns feriados mais prolongados durante o ano, eu aproveitava para colocar em ordem as matérias e outros assuntos, para sair com minha família.

Você reservava algum tempo para lazer?

Aos sábados, eu participava das aulas na Escola e fazia os simulados. Já aos domingos, eu costumava não estudar, e reservava esse tempo para não pensar em estudos e para ficar com minha família, o que me ajudava a recarregar as baterias para iniciar bem a semana. Independentemente do acúmulo da matéria, é importante tirar um tempo semanal para relaxar e para se cuidar.

Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Quando estava no 9° ano, eu decidi que iria cursar Direito. A escolha veio por meio do gosto pela leitura e pelo interesse em tudo aquilo que envolvia o campo jurídico, e, por isso, foi mais fácil para mim a condução dos meus estudos durante o meu 3° ano, pois eu não tinha nenhuma dúvida do que eu queria.

Em que época você estudou mais? Atualmente, na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou o P.V.?

Atualmente, na faculdade, eu mantenho uma carga horária de estudos mais flexível do que no terceiro ano, por conta da menor quantidade de matéria, entretanto as matérias são mais específicas e aprofundadas, o que requer maior atenção por parte do aluno.

Qual a sua opinião sobre a adoção do SISU pela UFES?

Por conta da minha primeira e única opção ser o Direito em uma faculdade privada, não adentrei muito no assunto do SISU, entretanto, durante o terceiro ano, meus professores e meus colegas falavam bastante desse assunto em sala. O SISU contém prós e contras, o que acaba por dividir opiniões. Esse sistema pode ser benéfico para aqueles que quiserem tentar entrar em universidades fora de nosso estado ou até mesmo do país, sem precisar ir até lá para fazer o vestibular tradicional, e o malefício é que ele acaba por acirrar a disputa das vagas em nossas universidades, que já não são muitas.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades