Nome: Guilherme Laporti Brandão
Curso: Medicina
Aprovação: Emescam

Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na 3ª série?

Guilherme: Nas duas séries iniciais do Ensino Médio, minha carga horária de estudos não foi muito diferente da carga horária durante a 3ª série. Minhas aulas sempre foram no período matutino, pois gostava do período da tarde para estudar o conteúdo ministrado em sala (o estudo sozinho, à tarde, sempre rendeu mais para mim). Depois das aulas, após o almoço, descansava um pouco (cerca de 30 minutos) e começava meus estudos novamente, que duravam até à noite. A única diferença dos dois anos iniciais para a 3ª série foi que nela, eu estudava até um pouco mais tarde (até às 23 horas). Vale lembrar que nunca virei noites acordado para estudar. Isso não é necessário. Basta se programar e ter disciplina nos estudos durante o dia. Perder noites de sono só atrapalha.

Darwin: Você reservava algum tempo para o lazer?

Guilherme: Sempre tive um tempo para o lazer, principalmente nas duas séries iniciais. Não deixava de jogar futebol com os amigos ou de sair nos finais de semana, mas as programações de lazer eram sempre moderadas, pois, no outro dia, deveria estar bem para estudar. Na 3ª série, o tempo para o lazer diminuiu bastante, pelo menos uma vez por semana (geralmente no sábado à noite), tirava um tempo para sair com os amigos.

Darwin: Você estudava nos finais de semana?

Guilherme: Sempre estudei nos finais de semana, mas nas duas séries iniciais, com menor intensidade. Geralmente, não estudava muito, porém só parava de estudar nos finais de semana quando todos os deveres estavam feitos. Já na 3ª série, estudava todos os dias da semana, inclusive no sábado e no domingo, pois o número de conteúdo é grande e não gostava de deixar a matéria atrasar ou acumular.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Guilherme: Foi na 1ª série do Ensino Médio que decidi cursar Medicina. A escolha foi por afinidade com as matérias e pela admiração que tinha pela carreira médica. Não posso negar que a questão da remuneração profissional também foi um fator importante para a minha escolha.

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade ou quando cursava a 3ª série?

Guilherme: Na Universidade, estudo um pouco menos do que quando estava na 3ª série. O Conteúdo, na Faculdade, é muito maior, mas a pressão não é grande como é na 3ª série, pois você não tem concorrentes como no vestibular, e sim companheiros de sala e futuros colegas de profissão. Assim, sobra mais tempo para o lazer.

Darwin: Se você cursava o Pré-Vestibular, o que faltou para ter conseguido a aprovação no(s) ano(s) anterior(es)?

Guilherme: Não cursei o Pré-Vestibular.

Darwin: A inclusão do Enem substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi boa no seu entender?

Guilherme: No meu entender, a inclusão do Enem como primeira fase do Vestibular da UFES foi uma medida positiva, pois possibilitou que um maior número de candidatos pudesse disputar a chance de fazer a segunda etapa do vestibular. Sem falar que a prova do Enem é mais contextualizada do que o antigo modelo tradicional de prova do Vestibular da UFES.
Para finalizar, o que tenho a dizer para os alunos que almejam uma vaga numa boa universidade é: disciplina e foco são imprescindíveis para alcançar essa meta. Não é só aluno do Pré-Vestibular que consegue aprovação. É possível ser aprovado após ter concluído apenas a 3ª série, até mesmo nos cursos mais concorridos e nas melhores faculdades. Os períodos de estudos são um sacrifício e devem ser de dedicação total, mas valem muito a pena, pois o tempo gasto estudando para ser aprovado será recompensado depois. Além disso, a satisfação de receber uma aprovação é uma sensação que ficará marcada para sempre na vida de qualquer pessoa.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades