Nome: Douglas Fabres Pezzin
Curso: Engenharia Elétrica
Aprovação: Ufes

Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série?

Douglas: Nunca fui um aluno de estudar bastante, não por preguiça, mas por não sentir necessidade, sempre tive facilidade na escola. Na 1ª e 2ª série do Ensino Médio ainda não tinha muita noção do que realmente era prestar vestibular, portanto, apenas prestava atenção nas aulas e fazia os deveres de casa, não dedicando horas, fora as dedicadas aos deveres, para o estudo. Porém, pelo fato de ter de fazer provas quase que todas as semanas, me empenhava algo em torno de duas horas, no dia anterior às provas, para revisar alguns conceitos e exercícios das matérias. No terceiro ano, quando fui para a unidade de Vitória – fiz os outros dois anos na unidade de Cariacica –, acabei entrando na turma ITA-IME, e, dessa forma, tive que me dedicar muito mais, pois almejava duas das faculdades mais “difíceis de entrar” do Brasil.

Não que eu sonhasse em entrar no ITA ou no IME, até porque, mesmo falhando optei por não tentar de novo. Mas, realizei que me preparando para faculdades desse “nível”, estaria muito mais preparado para encarar as federais. A 3ª série, portanto, foi um ano muito duro, mas não foi difícil. Percebi que mesmo minha 1ª e 2ª séries não sendo excepcionais, meu método de estudo havia funcionado e que tinha conseguido construir uma base boa, pois ainda me lembrava de muitos conceitos que foram revisados na 3ª série. Assim, pude estudar muito mais as matérias da minha discursiva. Dedicava algo em torno de 1 hora por dia para revisar a matéria dada em aula e fazer alguns exercícios, e 2 horas para me empenhar nas minhas discursivas, com exercícios mais pesados.

Darwin: Você estudava nos finais de semana?

Douglas: Sempre fui de sair bastante com meus amigos, e prezei muito pelo lazer. Entretanto, na 3ª série, por ter me dedicado mais aos estudos, passei a sair apenas nos finais de semana. Mas ainda sim, durante a semana, quando não ficava na escola, dormia uns 30 minutos depois do almoço, revisava a matéria do dia e depois, antes de estudar as discursivas, tocava violão ou jogava vídeo-game para relaxar um pouco. Quando ficava na escola para as aulas do ITA-IME, apenas fazia uma revisão das matérias, quando eu chegava em casa, e evitava estudar muito para não ficar cansado no dia posterior. Já nos finais de semana, assistia ao TQD, e fazia alguns exercícios de tarde. Geralmente, sábado à noite saia com os amigos e no domingo passava o dia com meus pais, ou saia pra algum lugar com eles.

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Douglas: Quando passei para o curso de Engenharia Elétrica na UFES, pensei que não teria que estudar muito, e que seria tão “fácil” quanto a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Entretanto, me deparei com uma realidade bem diferente. Os professores passam as matérias bem mais rápido e o ritmo é muito mais pesado. Porém, o que mais dificulta é a diferença entre a aula e a prova. A matéria dada em aula é o básico, e se o aluno quiser se sair bem na prova tem que correr atrás e estudar sozinho. Isso exige um tempo de estudo maior, portanto, para realmente aprender é necessário se dedicar tanto quanto no 3ª série, ou ainda mais.

Darwin: A inclusão do ENEM substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi boa no seu entender?

Douglas: A inclusão do ENEM como 1ª etapa do vestibular da UFES, permite que o aluno se dedique mais às suas matérias discursivas – pois a antiga 1ª etapa da UFES cobrava conceitos muito mais específicos de cada área –, o que é vantajoso. Entretanto, o páreo fica mais duro na 2ª etapa, pois os alunos tendem a chegar com um nível maior – pela possibilidade de dar uma atenção maior às discursivas –, fazendo com que qualquer falta de atenção na prova discursiva custe o ano inteiro de preparação e a vaga na universidade. Ainda assim, creio que a inclusão do ENEM é positiva. Basta ter empenho, tranquilidade e encontrar o seu próprio ritmo de estudo para alcançar o sucesso.

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