Bernardo Augusto Agrizzi Mergár, estudou o EM no Darwin, unidade de Vila Velha. Foi aprovado em Direito na USP.

Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na 3ª série?

Bernardo: Nas duas séries iniciais do Ensino Médio não tive o costume de estudar, muito menos manter uma carga de estudos regular. Só estudava um dia antes da prova o suficiente para conseguir a nota necessária para a aprovação. Na 3ª série decidi me dedicar firmemente aos estudos e mantive, durante o ano inteiro, e mantive uma carga diária em média de sete horas.

Darwin: Você reservava algum tempo para lazer?

Bernardo: Nos finais de semana, sempre reservava algumas horas para o lazer. O lazer também é essencial para o bom rendimento nos estudos.

Darwin: Você estudava nos finais de semana?

Bernardo: Estudei em todos os finais de semana do ano. O final de semana é fundamental para não deixar a matéria acumular e revisar os principais conteúdos abordados durante a semana.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Bernardo: Desde pequeno queria direito, tanto por gosto pessoal quanto por influência familiar, o que facilitou o processo de escolha na 3ª série.

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Bernardo: Na 3ª série eu estudei muito mais do que eu estudo agora, até porque a quantidade de matérias é muito maior e a estrutura curricular da faculdade é definida para cinco anos de curso, dividindo o trabalho.

Darwin: Na sua opinião, a inclusão do ENEM substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi positiva?

Bernardo: A inclusão do ENEM substituindo a 1ª fase da UFES foi boa porque permite que o aluno se dedique mais ao estudo de suas matérias discursivas. O ENEM dispensa certos conteúdos abordados nos vestibulares tradicionais que poderiam resultar em um aprofundamento desnecessário em certas áreas do conhecimento.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades