Anita Frisso Ferreguetti, estudou a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio – Unidade de Linhares// 3ª série do Ensino Médio e Pré-Vestibular (2014) na Unidade de Vitória.

Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série?

Anita: Durante as duas séries iniciais do ensino médio, eu basicamente só estudava para as provas às vésperas delas. Não tinha o costume de estudar a matéria do dia. Mas, na terceira série do ensino médio, minha carga horária de estudo era bem pesada. Estudava todos os dias depois da aula. Começava logo após o almoço, parava para lanchar e depois voltava e estudava até bem tarde. Inclusive finais de semana e feriados.

Darwin: Você reservava algum tempo para lazer?

Anita: Não reservei nenhum tempo para lazer e acredito que isso tenha me prejudicado muito.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Anita: Escolhi fazer medicina no final do terceiro ano porque antes disso eu queria odontologia. Mas eu mudei porque eu sempre gostei e gosto muito de trabalhar com pessoas e de poder ajudar e de fazer a diferença na vida de alguém. Então eu percebi que medicina me daria mais chances de fazer isso e duas semanas antes do Enem eu decidi tentar.

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Anita: A época em que mais estudei, até agora, foi no meu terceiro ano, mas na faculdade estou estudando muito também. Como passei para o segundo semestre na UFES, minhas aulas começaram faz pouco tempo, então acredito que daqui para frente só aumente a quantidade de matéria e eu tenha que estudar muito mais do que no ensino médio.

Darwin: Se você cursava o Pré-Vestibular, o que faltou para ter conseguido a aprovação no(s) ano(s) anterior (es)?

Anita: Fiz o terceiro ano e fiz mais um ano de pré para passar onde eu escolhi estudar. Durante o meu terceiro ano, eu sofri muito com estresse, passei noites sem dormir e não comia direito, então acredito que isso tenho me atrapalhado muito a não alcançar a minha vaga na UFES. Cheguei a passar em algumas faculdades particulares no terceiro ano, mas eu escolhi fazer mais um ano para tentar mais uma vez a UFES.

Darwin: A inclusão do Enem substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi boa no seu entender?

Anita: Acredito que a inclusão do Enem como primeira fase da UFES foi boa, mas não acho que seja uma boa opção fazer a seleção apenas pelo SISU. O ENEM é uma prova muito ampla e cansativa, e o estado emocional do aluno afeta demais como o seu resultado.

Darwin: Caso a Ufes opte por fazer sua seleção por meio apenas do Enem (SISU), qual sua opinião?

Anita: O estilo de prova consegue favorecer tanto aqueles que estudaram muito quanto aqueles que não se dedicaram tanto, então não acho que selecione tão bem quanto as provas discursivas.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades