O incentivo a uma vida saudável começa cedo no Darwin. Prova disso é o Projeto Hábitos Saudáveis, desenvolvido com os alunos do Integral do Ensino Fundamental em parceria com as disciplinas de Produção de Texto, de Inglês, de Música, de Educação Física e de Artes.

O projeto tem como principal objetivo reconhecer e provocar mudanças positivas de hábitos por meio de brincadeiras, de jogos e de atitudes, além de estimular a criança a valorizar a si mesmo e a respeitar as diferenças entre as pessoas.

“Nesse projeto, os alunos entendem que para ter uma vida saudável precisam cuidar da alimentação consumindo alimentos naturais, reduzindo a ingestão de açúcares e de refrigerantes, praticando atividades físicas e também cuidando da saúde mental”, explica a orientadora educacional Cristina Maria Oliveira Silva.

Conhecer para gostar

Para aprender sobre como escolher os alimentos certos, nossos alunos também contam com o nosso parceiro La Cave na Escola, que cuida do restaurante e das cantinas do Darwin Vitória.

“As crianças estão conhecendo um mundo novo e é muito importante que elas tenham contato com vários alimentos. É muito comum a rejeição a alguns alimentos por causa da textura, principalmente. Para que a criança perceba que os alimentos não têm apenas um gosto, uma textura e uma aparência, sempre variamos muito os tipos de folhas, de legumes e de verduras; e diversificamos também as formas de apresentação, mudando os cortes”, explica a nutricionista Marina de Oliveira Uvo, que acompanha as crianças no La Cave.

Ao estar tão perto dos estudantes, a equipe do restaurante consegue ter a resposta imediata em relação ao que está bom e ao que pode ser melhorado.

“Há crianças que tinham uma dificuldade muito grande de colocar qualquer ‘verdinho’ no prato. Hoje já é possível perceber o esforço positivo delas para comer, nem que seja um pedacinho. Alguns alunos também trazem sugestões de pratos para colocarmos no cardápio e, sempre que possível, as ideias são aceitas. Além disso, temos o registro diário do que os pequenos comem, seja por filmagens ou por fotos. Com isso, os gestores da La Cave acompanham e passam o feedback para os pais sobre alimentação dos filhos na escola”, conta Marina.

[ngg src=”galleries” ids=”35″ display=”basic_thumbnail” number_of_columns=”3″]
Ensino Médio

Mas não pense que o incentivo à vida saudável é feito apenas para os pequenos. Assim como o Integral, os alunos do Ensino Médio também desenvolvem durante o ano, diversas atividades relacionadas à saúde e integradas com as áreas de Biologia. Uma delas é o Café Metabólico, em que os jovens das 1ªs séries apresentam um trabalho e promovem a degustação de um café saudável.

Já nas segundas séries, há o projeto Bio Repórter, onde os alunos apresentaram trabalhos através de vídeos e temas diversos, como: doação de sangue, suplementos alimentares, anabolizantes, Hipertensão, prevenção de doenças, entre outros. Em Biologia e Laboratório desenvolveram a prevenção das ISTs e gravidez na adolescência, métodos contraceptivos e aparelho reprodutor. Também integrado com Biologia, abordaram as oficinas de primeiros socorros com módulos períodos e acompanhamento de bombeiros. Nas disciplinas de Inglês e Português temas diversos são abordados e trabalhados em relação à vida saudável. Na Educação Física, Química e Biologia abordaram diversos temas e palestras sobre Drogas e Álcool, a prevenção ao uso de drogas e efeito do álcool no organismo.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades