Mundialmente, milhões de pessoas iniciam seu dia com uma xícara de café. Ele está presente na nossa rotina, nas nossas tradições e na nossa culinária. Além do café, inserido no nosso dia a dia, a moqueca capixaba é considerada um prato típico do Estado, resultado da junção de uma receita que utiliza ingredientes naturais e regionais. Em seu preparo, usa-se também um utensílio artesanal: a panela de barro, promovendo a valorização da cultura local.

Com o objetivo de trazer esses dois assuntos para dialogar com os alunos das turmas do 4º ano do Ensino Fundamental, no dia 16 de setembro,  aconteceram duas visitas muito especiais. O presidente do Instituto Jones dos Santo Neves, Cacau Monjardim, e o empresário e pai da aluna Thais Cremasco, Gilberto Cremasco, que trabalha com o plantio e com a colheita do café Conilon, participaram de um momento de interação e de diálogo sobre esses dois produtos típicos.

Foi um encontro significativo que possibilitou uma conversa com os alunos sobre como o café chega às nossas casas e os procedimentos de colheita e de torrefação. Eles conheceram algumas características sobre a culinária regional, dentre elas, como se prepara uma saborosa moqueca capixaba e, curiosamente, os estudantes descobriram que, no dia 30 de setembro, o Espírito Santo comemora o dia da moqueca.

O Darwin agradece aos senhores Cacau e Gilberto, que, prontamente, aceitaram o convite e puderam contribuir para a formação acadêmica dos nossos alunos. Parabéns aos alunos pela participação tão especial e pela acolhida aos nossos convidados!

[nggallery id=280]

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades