O Serviço de Orientação Educacional (SOE) atua na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio com o objetivo de perceber, de acompanhar, de ajudar e de orientar cada aluno no seu desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem. Para que esse acompanhamento tenha um resultado de sucesso, a equipe do SOE trabalha, ativamente, em parceria com toda a Escola e com as Famílias.

Dentre as competências, o SOE também colabora para o processo de integração entre Família e Escola, orientando sobre a estrutura e o funcionamento, auxiliando na organização e no cumprimento do plano de estudos.

Conheça alguns dos projetos que foram realizados com os alunos nesses primeiros meses de 2017. Todos os projetos que são realizados pelo Serviço de Orientação estão disponibilizados no site da Escola. Para acessar as informações, é necessário entrar com o login e com a senha.

Clique aqui e acesse.

Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

Dando continuidade ao projeto Acolhida, foram realizados encontros com as turmas do Infantil e, a seguir, um depoimento da equipe pedagógica: “acreditamos que o brincar é uma atividade importante para a construção do sujeito, então, por meio de brincadeiras, de vídeos e de dinâmicas, proporcionamos às crianças e, principalmente, aos alunos novatos, maior segurança e felicidade em estar no ambiente escolar.”

Projeto Hábitos de Estudos: para os alunos do 1º ao 5º ano, iniciou o período de sensibilização. Durante os últimos meses, foram realizados encontros com as turmas e, por meio de dinâmicas e de vídeos, o aluno pode refletir sobre a importância do estudo e de suas responsabilidades, como estudante, dentro e fora do ambiente escolar. Para os do Ensino Fundamental II estão programados encontros, oficinas e palestras com o psicopedagogo Claudio Miranda.

Além do projeto, aconteceram reuniões com as turmas para levar o aluno a entender sobre a importância de cumprir as regras da Escola e ter atitudes de respeito perante as diferenças; foi abordada, também, sobre a importância de identificar e de expressar seus sentimentos e seus desejos, respeitando os sentimentos e os desejos dos outros, reconhecendo, assim, a singularidade de cada um.

No Ensino Médio

Projeto Boas-Vindas: o projeto aconteceu nas primeiras semanas de aula. Os alunos conheceram a equipe pedagógica que os acompanhará durante todo o ano, a estrutura, os professores e o funcionamento da Escola.

Projeto Representante de Turma: o processo de escolha dos representantes de turma teve início no mês de março, quando a equipe do SOE, em parceria com as disciplinas de Filosofia, de História, de Sociologia e de Informática, desenvolveu um trabalho de preparação para a escolha.

Oficina de Orientação para Estudos: a Oficina é voltada para todos os alunos da 1ª série e para os novatos da 2ª série, o objetivo do projeto é estimular os estudantes para a melhoria da qualidade de estudo. A equipe SOE realiza encontros para orientar sobre a organização dos horários de estudos, a sistematização do tempo, o uso de técnicas e as dinâmicas de hábitos de estudos. Neste ano, está programado encontro com o psicopedagogo Claudio Miranda.

[nggallery id=307]

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades