O Congresso Socioemocional do LIV – Laboratório de Inteligência de Vida -, ocorrido nos dias 24 e 25 de agosto de 2018, permitiu à Escola participar, não apenas como ouvinte, mas de compartilhar experiências de projetos produzidos pelas escolas parceiras do LIV.

O “Projeto Espaço Emoções”, apresentado no momento “Troca de Experiências com as Escolas Parceiras do LIV”, esteve em exposição nas Unidades de Vitória e de Vila Velha em 2017. O objetivo do encontro foi apresentar aos participantes o que as escolas parceiras produziram, além da proposta pedagógica implementada por eles, para trabalhar habilidades socioemocionais. Dos 50 trabalhos inscritos, seis foram selecionados, sendo dois do Maranhão, três do Rio de Janeiro e um do Espirito Santo.

O Projeto Interdisciplinar Espaço Emoções, criado pelas disciplinas de Culturas e as Relações e Artes, desenvolvido com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ll, apresentou como base o filme Divertida Mente, que mostra as emoções de uma adolescente de 11 anos ao se mudar para uma nova cidade.

No congresso socioemocional, a equipe técnica do Ensino Fundamental, a do Ensino Médio participou como convidada, e as professores da área de Cultura e as Relações, que utilizam o LIV no Ensino Fundamental, participaram do evento em que todos foram presenteados com palestrantes renomados como o cientista das inteligências múltiplas, o norte-americano Howord Gardner, da Universidade de Harward, o Profº emérito do Instituto de Psicologia da USP, Lino de Macedo, a socióloga Lourdes Atié, entre outros nomes que contribuem para enriquecer o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no país.

As seis escolas apresentaram aos 400 presentes das escolas parceiras de todo o país os seus pontos importantes. O Darwin ressaltou ser uma escola inovadora, com excelência no processo ensino/aprendizagem, preocupada com os valores humanos, com a história da Instituição e com a chegada do LIV à Escola, ao Ensino Fundamental ll, que ressignificou a disciplina de Cultura e as Relações, ao estabelecer, de forma lúdica, novos paradigmas nas relações interpessoais na comunidade escolar.

Confira, abaixo, alguns depoimentos:

Foi um dos melhores projetos de que participei…. O olhar dos alunos sobre as próprias emoções e também em relação às dos colegas e às dos amigos foi fascinante! Desde a confecção dos emojis, pesquisando sobre qual o representava até a edição dos vídeos, era muito divertido. A troca de experiências entre eles e também comigo foi um momento único…Cristina Kiepper, Coordenadora da área de Artes.

Participar da construção desse projeto foi maravilhoso, por proporcionar aos estudantes momentos de reflexão, de curiosidade e de aprendizado a respeito das emoções; estar presente em um congresso voltado para habilidades socioemocionais, tendo a presença de um cientista como Howard Gardner foi melhor ainda, e representar esse projeto e a Escola num evento desse porte foi um presente de Deus!Profª Edineia Nascimento, Coordenadora da área de Cultura e as Relações.

[nggallery id=456]

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades