Mateus Bridi

Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries    iniciais do Ensino Médio e na terceira série / pré-vestibular?

Confesso que, durante os dois primeiros anos do Ensino Médio, não fui o mais dedicado dos alunos. Eu estudava algumas horas à véspera das provas e raramente fazia as tarefas de casa, isso, obviamente, me trouxe problemas, no terceiro ano, principalmente no que se refere à base que eu perdi, por não ter me dedicado como deveria. Durante o meu terceiro ano, tive que “correr atrás do prejuízo”. Teria sido muito mais fácil o entendimento das matérias caso eu tivesse me empenhado nos dois primeiros anos. Minha carga horária variava entre 6 e 7 horas de estudos após as aulas, com foco especial na redação.

Você reservava algum tempo para lazer?

Durante os dias de semana, era praticamente impossível ter algum tempo para lazer, pois, quando eu não tinha aulas ou simulados aos sábados e/ou aos domingos, nem matéria atrasada, eu reservava algum tempo para lazer, pois é tão importante quanto a dedicação aos estudos.

Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Essa não foi uma escolha fácil, afinal é uma escolha que me seguirá durante a vida. A justiça sempre foi algo que me interessou, e não me via cursando outro curso se não o de Direito, então, entre o final do meu segundo ano e o início do terceiro, optei pelo Direito, foi algo natural.

Em que época você estudou mais? Atualmente, na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou o P.V.?

Apesar de ter estudado bastante no terceiro ano, estou estudando mais na universidade, visto que a carga de leitura e de escrita, além de ser muito grande e, muitas vezes, cansativa, demanda muito mais empenho e dedicação. Porém, a pressão e a ansiedade/nervosismo devido ao vestibular no terceiro ano são únicas.

Qual a sua opinião sobre a adoção do SISU pela UFES?

Com a adesão do SISU pela UFES, os estudantes de outros estados não precisam se deslocar para o Espírito Santo para realizar a prova de vestibular da UFES, atraindo, assim, mais estudantes de outros estados. Ao meu ver, a vinda desses estudantes é benéfica no que se refere à convivência com estudantes de outros estados, com culturas e com hábitos que, muitas vezes, são diferentes dos nossos, ou seja, podendo ser um grande aprendizado. Entretanto, muitos desses estudantes vêm de estados com 2, 3, 4, ou mais universidades públicas, dessa forma podem tomar a vaga de alguém que tem em seu estado apenas uma universidade pública.

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