Natália Brandão Vieira estudou no Darwin, unidade de Vila Velha, de 2009 a 2012, quando concluiu a Terceira Série. Foi aprovada no curso de Biologia, na USP.

Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na 3ª série?

Natália: Nunca tive uma carga horaria fixa de estudos, mas fazia todos os exercícios inclusive os da apostila de Tarefa Mínima, o que mantinha meu conteúdo em dia e facilitava muito minha revisão nos períodos antes das provas. Na Terceira Série eu tentava revisar os conteúdos passados no dia e estudava o que restava nos finais de semana.

Darwin: Você reservava algum tempo para lazer?

Natália: Sim, algumas horas dos finais de semana sempre eram de lazer.

Darwin: Você estudava nos finais de semana?

Natália: Sim, ajudava a colocar os conteúdos em dia e realizar algumas atividades extras, como simulados.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Natália: Não decidi até hoje ao certo, na verdade. Sempre tive muitas dúvidas, já passei por vários cursos incluindo direito, psicologia, medicina, engenharia química, etc. Só tomei a decisão de prestar o vestibular para ciências biológicas em setembro já na 3ª série.

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Natália: É difícil dizer, pois meu curso na faculdade é integral e é bem puxado, tenho muitas disciplinas durante a semana e consequentemente muito conteúdo. No primeiro semestre da faculdade eu estudava bem menos se comparado à 3ª série porque era tudo muito recente e eu ainda não estava no ritmo, mas agora posso dizer que, em questão de quantidade de estudo, é a mesma ou até mais.

Darwin: Na sua opinião, a inclusão do ENEM substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi positiva?
Natália: Não acredito que a inclusão do ENEM seja uma boa alternativa porque se trata de uma prova confusa, mal elaborada e mal avaliada, o que prejudica muito os estudos do aluno. Para que a ideia do ENEM realmente dê certo, é preciso realizar muitas mudanças e melhorar bastante a organização e elaboração da prova.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades