Bianca Santana Vailant cursou a 2ª e a 3ª série (EM) no Darwin. Foi aprovada em Jornalismo, na UFES.

Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na 3ª série?

Bianca: Na 1º série eu ainda não estudava no Darwin, mas mantinha minha rotina diária de estudos fazendo exercícios e trabalhos solicitados e relendo os conteúdos nas vésperas das avaliações. Quando entrei no Darwin, na 2º série, me deparei com a periodicidade das avaliações, fato que era novo para mim e que acabou me levando a criar uma rotina diária até então desconhecida. Além dos exercícios solicitados, eu fazia aula de reforço diariamente no horário oposto às aulas para rever todos os conteúdos que tinha dificuldade de fixar, sendo em sua maioria química, física e matemática. Desde muito cedo, eu já sabia que curso escolheria, então já cheguei à 3ª série decidida. Como a carga horária é pequena em relação ao montante de conteúdos e considerando o fato de não saber com exatidão o que cairia no vestibular, tive que manter a rotina diária, aumentando um pouco mais a duração dos estudos, além de me manter bem informada acerca dos acontecimentos atuais.

Darwin: Você reservava algum tempo para lazer?

Bianca: Quando se trata de vestibular, tempo para o lazer é regra. A rotina desgastante faz com que você precise de ao menos um tempinho entre os estudos para conversar com amigos, ver um filme, passear. Como meu curso não era muito concorrido, eu me permitia mais momentos de lazer, mas é importante saber que, apesar de necessário, alguns cursos mais disputados limitam um pouco seu “tempo livre”.

Darwin: Você estudava nos finais de semana?

Bianca: Nos fins de semana eu não costumava estudar, frequentava os TQDs pela manhã e relia algum conteúdo da minha área à tarde. Usava os fins de semana como distração, esquecendo um pouco a rotina pesada.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Bianca: Sempre fui muito crítica e comunicativa, curiosa e apaixonada por redação. Desde muito cedo, se não me engano em meados da 6ª série, falava em fazer jornalismo, mas conforme o tempo ia passando o meu medo em relação à profissão aumentava. Questões salariais, mercado de trabalho, tudo isso me preocupava bastante. Pesquisei bastante sobre o curso, fiz visitas, assisti às palestras da Jornada de Informação Profissional, e tudo isso me ajudou a perceber que “não me cabe” em outro curso que não o jornalismo.

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Bianca: São duas fases bem diferentes, até mesmo pelos objetivos que você ambiciona. A 3º série é um ano de muita dedicação, esforço e paciência. Os nervos ficam aflorados, é um misto de ansiedade e preocupação gerado pela incerteza do vestibular, o que te leva a estudar bastante. Porém na universidade você se depara com um ritmo de estudos totalmente novo, é pouco tempo para muita matéria, muitos projetos, muita cobrança. As aulas em período integral pioram um pouco

Darwin: Na sua opinião, a inclusão do ENEM substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi positiva?

Bianca: A prova do ENEM, na minha opinião, é como um teste de resistência. Uma avaliação muito extensa, cansativa, que na tentativa de aplicar conteúdos sem que seja necessário o tão questionado “decorar”, acaba por tornar confusas algumas questões. Além disso, o sistema adotado para correção é muito confuso.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades