Nome: Marcela Giorisatto Dutra
Curso: Medicina
Aprovação: Ufes

Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na 3ª série?

Marcela: Nas séries iniciais do Ensino Médio, eu prestava atenção nas aulas e fora da sala reservava tempo suficiente para resolver as tarefas e revisar a matéria dias antes das provas. Mas, para estudar para o vestibular, ano correspondente a minha 3ª série, só prestar atenção nas aulas e resolver os exercícios não foi suficiente, precisei reservar aproximadamente 6 ou 7h diárias para que, além de fazer os exercícios, eu pudesse sempre estar revisando matérias passadas.

Darwin: Você reservava algum tempo para lazer?

Marcela: Durante a semana, raramente. A não ser quando era aniversário de alguém muito próximo, ou quando eu almoçava no shopping com um grupo de amigos que ficaria no Darwin comigo para passar a tarde estudando.

Darwin: Você estudava nos finais de semana?

Marcela: Sim, até porque eu concluí o ensino médio no IFES na metade do ano passado, então o final de semana era quando eu tinha tempo para colocar em dia toda a matéria que estava atrasada. Geralmente eu me envolvia mais com as minhas discursivas, e sempre reservava tempo para lazer, normalmente após às 19h.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Marcela: Desde criança eu tinha uma inclinação para a medicina, mas quando entrei no IFES fiquei em dúvida entre medicina e engenharia civil. Porém, como fiz Ensino Médio integrado com curso técnico em infra-estrutura de vias de transportes, após um tempo, tive algumas matérias técnicas ligadas na área da engenharia, e eu não gostei, então, resolvi por definitivo, fazer medicina.

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Marcela: Como eu passei para o segundo semestre, ainda não comecei a estudar na universidade. Porém, alguns amigos que entraram no primeiro semestre disseram que estão estudando mais na faculdade.

Darwin: Na sua opinião, a inclusão do ENEM substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi positiva?

Marcela: De certa forma é boa, pois as questões não são tão difíceis quanto eram na época da primeira fase da UFES. Mas por outro lado, a prova é cansativa e o método do TRI é confuso e acaba causando um pouco de insegurança. Acho que de qualquer maneira, o aluno tem que se adequar ao tipo de prova que vai fazer, como agora é o ENEM, a resistência de fazer uma prova longa e exaustiva, para mim, é um ponto que precisa ser observado e que seleciona muita gente. O que me ajudou muito nessa questão foi que eu estudava todos os dias por um grande período de tempo, e fazia todos os simulados oferecidos pela escola.

Darwin: Se você cursava o Pré-Vestibular, o que faltou para ter conseguido a aprovação no(s) ano(s) anterior (es)?

Marcela: Por ter feito o Ensino Médio integrado com um curso técnico no IFES, onde a grade das matérias é diferente, no meu primeiro ano de Darwin eu tive muita dificuldade, principalmente nas minhas discursivas que era onde eu precisava aprofundar. Química, por exemplo, eu nunca tinha estudado a parte de orgânica. E como no primeiro ano que eu tentei o vestibular, ainda tinha que me desdobrar com o IFES e o Darwin, acredito que além da dificuldade de aprender matérias que eu não sabia nem da existência, ainda tinha pouquíssimo tempo para estudar o necessário.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades