Arthur Emanuel Leal Abreu
Curso: Engenharia de Produção
Aprovação: UFES

Nunca tive o hábito de estudar em casa. Tenho dificuldade para me concentrar e acabo não estudando. Minha aprendizagem sempre foi na sala de aula. Por isso, sempre prestei atenção às aulas, para absorver o máximo possível e, às vésperas das provas, poder apenas revisar o conteúdo.

Na 1ª e na 2ª série (Ensino Médio), como as provas eram semanais, eu estudava na véspera e no dia da prova. Na 3ª série, os simulados objetivos envolvem todas as matérias. Então, eu estudava durante toda a semana anterior, dividindo as matérias para cada dia da semana. Para os simulados discursivos, revisava só as minhas matérias específicas durante a semana.

Acredito que, além da nota, os simulados servem para mostrar como está a situação em cada matéria. Por isso, o estudo não pode ser exagerado; deve ser um estudo que possa seguir um ritmo. Afinal, não vale uma dedicação extrema aos simulados, que provoque um esgotamento ao fim do ano, e impeça o mesmo aproveitamento no ENEM e nos vestibulares.

Como eu não havia escolhido nem a minha área no ano passado, eu não frequentava os Treinamentos de Questões Discursivas aos sábados. Enquanto eu não escolhia minhas discursivas, preferi investir no meu lazer, deixando o fim de semana para ir à praia ou mesmo só descansar. Estudos nos fins de semana eram apenas as revisões, quando havia simulado.

Na verdade, em momento nenhum deixei de lado o lazer. A Terceira Série é um ano de dedicação para os estudos, sim. Mas é também um ano como qualquer outro, que não pode ser recuperado depois. Então não se pode abrir mão dos momentos de lazer. Inclusive, esses momentos são importantes para manter a saúde, o bem-estar ao longo do ano. Vale lembrar que é o último ano do Ensino Médio; é preciso aproveitar o tempo com os amigos, porque, depois, cada um segue um caminho e o afastamento é natural.

Quanto ao meu curso, ainda não fiz uma escolha definitiva. Nunca tive vocação para um curso ou área específica. Daí, acabei fazendo vestibular para vários cursos: na UFES, Engenharia de Produção; na FDV, Direito; na UnB, Relações Internacionais; na UFF, Publicidade e Propaganda. Como a 2ª fase da UFF foi no mesmo dia das discursivas da UFES, optei por fazer só a prova da UFES. Assim, fui aprovado na UFES, na FDV e na UnB e, pelo SiSU, passei para Engenharia de Produção na UFSCar. Adiei ao máximo a minha decisão, mas acabei escolhendo ficar aqui, para poder experimentar Direito e Engenharia. Hoje, faço Direito de manhã e Engenharia à tarde, mas não sei qual vou escolher (nem se será uma das duas). Por isso, pretendo fazer o ENEM novamente este ano.

Ao contrário do Ensino Médio, na universidade você tem que aprender muitas coisas sozinho – além da matéria, inclusive. Então, é preciso estudar muito mais. O ritmo é completamente diferente. As provas, por exemplo: na 1ª e na 2ª Séries eram em horário reservado, à tarde; na 3ª Série, eram só os simulados. Na universidade, voltam as provas em horário de aula, com outras aulas antes e depois. Voltam, também, os trabalhos, esquecidos durante a 3ª Série. Mas, assim como na 3ª Série, que também é um ano de dedicação, não se pode abdicar do lazer, porque o tempo não volta.

Quanto à inclusão do ENEM como etapa do vestibular da UFES, vejo de forma positiva. É claro que ainda há muitos defeitos a serem corrigidos. Mas o ENEM não exige tanto conhecimento específico, mas um conhecimento acumulado, uma série de habilidades e competências. De fato, de que adianta decorar inúmeras informações para serem usadas apenas no vestibular? Acredito que seja válido um exame que valorize mais as capacidades de interpretação e compreensão dos alunos. Não se pode dizer que o ENEM não cobra conteúdos específico, nem que é uma prova apenas de interpretação. Há um equilíbrio. Entretanto, o sistema de pontuação ainda é inadequado e confuso. Além disso, penso que é importante que a UFES mantenha sua 2ª fase, de discursivas. Isso aumenta as chances dos estudantes locais, devido à menor concorrência, e permite a avaliação das matérias específicas do curso desejado.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades