Desde 2011, maio ganha a cor amarela para alertar sobre a prevenção de acidentes no trânsito. No Darwin, o mês é marcado também pelo início de mais uma edição do projeto Monitores de Trânsito, que tem o objetivo de contribuir para a conscientização das crianças sobre o papel de cada indivíduo na construção de um trânsito mais humano e mais consciente. A iniciativa é realizada desde 2010 com as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental da unidade Vitória.

O projeto Monitores de Trânsito do Darwin atende às necessidades da escola e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, que inclui o trânsito como um dos temas transversais que devem ser trabalhados ao longo do ano letivo. De forma interdisciplinar, o assunto é integrado em diversas situações de pesquisa, com atividades que envolvem a criatividade e a participação efetiva dos alunos e de toda a comunidade escolar.

“Com o projeto, os alunos entendem, por exemplo, que um motorista obedece às leis de trânsito também está se preocupando com o coletivo e demonstrando respeito ao próximo. Além disso, ao se portarem como bons pedestres, as crianças compreendem como podem contribuir para uma sociedade mais gentil no trânsito”, explica Josélia Alves de Oliveira, professora responsável pelo Monitores de Trânsito.

Abertura

No dia 08 de maio, os alunos receberam a visita do diretor pedagógico do Ensino Fundamental, Fabrício Silva; da vice-diretora do Fundamental I, Maria Solimar Lievori do Rego; e das supervisoras Elaine Loureiro Pimentel e Cristina Maria Oliveira Silva.

A equipe respondeu a várias perguntas sobre a importância do trânsito na escola, e de suas atitudes no dia a dia escolar. Outro ponto da conversa foi o uso das bicicletas e dos patinetes elétricos que estão presentes por toda a cidade, dividindo opiniões. Ao final do primeiro encontro, cada aluno recebeu a camisa oficial do projeto.

Já no dia 31 de maio,  as crianças participaram de uma palestra sobre Atendimento em Primeiros Socorros com o policial Anselmo Margotto, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além de aprender as manobras emergenciais para socorrer pessoas com as vias respiratórias obstruídas por corpos estranhos, os alunos viram de perto os equipamentos e um dos veículos utilizados pela PRF.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades