No próximo sábado, 07, o campo de futebol da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) sediará o lançamento de cerca de 200 foguetes produzidos pelos alunos da 1ª série (Ensino Médio) do Centro Educacional Charles Darwin. A atividade, que terá início a partir das 8 horas, consistirá em colocar em prática os princípios de propulsão química (vinagre e bicarbonato de sódio) e de propulsão física (água e ar comprimido) já vistos em sala de aula.

Os foguetes foram construídos durante as aulas de Artes com garrafas pets e estão de acordo com as especificações técnicas necessárias para o lançamento. O foguete movido à propulsão química utiliza uma mistura de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e vinagre (CH3COOH) cuja reação produz grande quantidade de gás carbônico (CO2), responsável pelo deslocamento do foguete no ar.

Já para a propulsão a ar comprimido, coloca-se água até a metade do foguete e injeta-se ar com a utilização de uma bomba manual. A pressão do ar expulsa a água pela extremidade do foguete promovendo o seu voo.

Serão premiados os foguetes que atingirem a maior distância e os que forem mais criativos. A atividade acontecerá até as 12 horas. Devido às fortes chuvas da semana passada, o lançamento de foguetes que iria ocorrer no dia 30 de abril foi transferido para o dia 07 de maio.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades