Destaque do Vestibular – Vicenza Ventorin Guaresqui

Nome: Vicenza Ventorin Guaresqui
Curso: Medicina
Aprovação: UFES

Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série?

Na 1ª e 2ª séries, durante a semana, eu costumava estudar em casa, sozinha, por aproximadamente três horas pela manhã e de uma a duas horas à noite – quando possível. Nesses anos, eu frequentava o turno vespertino. Nos finais de semana, eu não estudava por conta própria, somente se fosse estritamente necessário. Eu comparecia aos plantões e simulados.

Já na 3ª série, em virtude da pandemia, não havia muita divisão no meu horário de estudos. Geralmente, eu começava a estudar por volta das 6h30/7h; dava uma pausa às 9h; retornava aproximadamente às 10h e continuava até as 12h30/13h. Após o almoço, eu retornava as 14h/14h30; interrompia às 17h30/18h; retornava e continuava até as 22h/23h. Isso durante os dias da semana. Meus finais de semana eram dedicados à execução de simulados. Frequentemente, meu sábado era livre e no domingo à tarde eu fazia um simulado (ou vice-versa), seja do ENEM ou de outros vestibulares (paulistas).

Você reservava algum tempo para lazer?

Na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, eu estudava nos finais de semana apenas se fosse muito necessário. Não costumava fazê-lo. Então, esse tempo era dedicado para o lazer. Além disso, durante a semana, eu tinha outras obrigações, além da escola, como compromissos com a Igreja, principalmente, que aliviavam a rotina de estudos. Cheguei a praticar atividade física raramente nesses períodos, sem frequência assídua (fato de que me arrependo).

Na 3ª série, meus tempos para lazer eram mínimos, quase inexistentes, principalmente durante a semana. Não recomendo isso para ninguém. Naquele ano, meus momentos de lazer era, basicamente, uma manhã e um dia livres no final de semana. Não pratiquei atividades físicas naquele ano, somente no final, uma vez que eu não aguentava mais a rotina massante.

Você estudava nos finais de semana?

Na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, eu optei por não estudar. Na 3ª série, um dia era dedicado à execução de simulados e provas anteriores do Enem e vestibulares paulistas. Assim, pelo menos um dia do meu final de semana sempre foi reservado ao descanso.

Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Na transição entre o 9º ano e a 1ª série do Ensino Médio, a Medicina surgiu como opção para mim. Antes disso, eu já havia pensado em cursar Direito ou algo relacionado à Astronáutica ou à Engenharia (principalmente). Percebi-me mais atraída à Biologia, à Química, à Matemática e até à Física. Então, dentre os cursos que conjugavam essas matérias, a Medicina se mostrou, para mim, como aquele que mais poderia me abrir portas e abrir um leque de possibilidades de escolha de profissão.

Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série/Pré-Vestibular?

Na 3ª série e no Pré-Vestibular.

Se você cursava o Pré-VestibuIar, o que faltou para ter conseguido a aprovação no(s) ano(s) anterior(es)?

No meu ano de Pré-Vestibular, eu adquiri mais maturidade, tranquilidade e confiança para a realização das provas. Na 3ª série, eu me pressionei muito, estudava horas e horas a fio, mesmo estafada; me desgastava mais do que o necessário e não geria meu tempo de prova com sabedoria. Sempre busquei fazer TODAS as questões da prova, não pulava quando encontrava alguma dificuldade, o que me fazia perder bastante tempo.

No Pré-Vestibular, reduzi minha carga horária de estudos, passei a realizar atividade física, no mínimo duas vezes por semana, passei a estudar basicamente por provas antigas, principalmente de vestibulares paulistas, dado que os ENEM’s anteriores eu já havia feito. Dedique-me à aprendizagem (leitura e execução de exercícios direcionados) somente das matérias que eu não lembrava ou que não havia aprendido no ensino Médio, tal como uma Matemática mais aprofundada que estava presente nos vestibulares paulistas. Nos finais de semana, eu buscava não estudar, somente realizava os simulados do Darwin. Acredito que a tranquilidade e a malícia que me faltaram na 3ª série foram alcançadas no Pré-Vestibular.

Como foi sua organização para concorrer às vagas da UFES pelo SiSU?

No SiSU (tanto em 2020, como em 2021), coloquei a Medicina UFES como primeira opção. Permaneci com ela ado início ao fim, pois, de acordo com a minha nota e com minhas preferências de universidade, a UFES era a que melhor se enquadrava. Na segunda opção, eu alterava entre universidades que me interessavam e cuja nota de corte não era tão discrepante da minha.

Teve dificuldade com o site do SiSU?

Não.

Como lidou com as estudos nos anos de 2020 e 2021?

Em 2020, minha rotina de estudos era bastante intensa e cansativa. No início, eu lidava bem, com certa leveza e sempre com compromisso. Contudo, após a metade do ano, cheguei à estava e não conseguia mais estudar no mesmo ritmo. Reduzi minha carga horária de estudos, inseri exercícios físicos e me permiti ter mais momentos livres nos finais de semana. Em síntese, não consegui administrar muito bem meus momentos de estudo e de lazer, e esse desequilíbrio me desestabilizou.

Já em 2021, reduzi bastante minha carga horária de estudos, passei a, basicamente, realizar provas de vestibulares anteriores (que era o que eu mais gostava de fazer) e corrigi-las, aprendendo os conteúdos que não tivessem sido vistos. Lidei melhor com essa rotina. Incluí mais momentos de lazer e de descanso, além de exercícios físicos. Acredito que isso tenha feito a rotina ser mais leve e que tenha me tranquilizado e amadurecido para a realização das provas.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades