Nome: Anselmo André Chen
Curso: Engenharia Civil
Aprovação: Ufes

Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série?

Durante meus dois primeiros anos de Ensino Médio, eu era um aluno ocioso, que estudava o mínimo possível e garantia médias satisfatórias. Tal comportamento prejudicou, e muito, a minha caminhada durante a 3ª série, já que, além da dificuldade que é o ano de Vestibular em si, ainda perdi tempo para aprender a ter um ritmo diário de estudos – algo que até hoje não adquiri e que me afeta de maneira negativa.

Já durante a 3ª série do Ensino Médio, eu estudava de segunda a sexta, de cinco a seis horas por dia, somando exercícios realizados e leitura das apostilas. O que me ajudou bastante também foi a oportunidade de estudar na turma integral. Mesmo sendo na de Medicina, me deu mais oportunidades de estudar e fazer exercícios, visto que tínhamos listas de exercícios de várias matérias diariamente.

Você reservava algum tempo para lazer? Você estudava nos finais de semana?

No que se refere a lazer, eu reservava os fins de semana para descanso – os que não tinham simulados ou TQE, claro. No mês final antes do Enem, eu estudava todos os dias, sem lazer.

Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Desde jovem, sempre tive interesse na área de Engenharia. A Civil foi uma escolha que fiz durante o Sisu, pesquisando qual Engenharia teria uma melhor avaliação na Ufes.

Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Não há dúvidas de que hoje, na Universidade, estudo mais do que estudei durante minha vida estudantil, visto que os cursos com mais peso em Exatas tendem a exigir muito mais do aluno. Duas coisas que digo aos alunos do Ensino Médio são: dentro da Universidade, a posição de entrada não vale nada e, caso algum deles opte por alguma Engenharia, repito uma frase que ouvi quando era apenas um aluno da 1ª série assistindo o Painel Destaques do Vestibular: “Se vocês forem estudar para Cálculo e Álgebra Linear da mesma forma que estudavam para Matemática no Enem, reprovarão em pelo menos uma das duas matérias”.

Como foi sua organização para concorrer as vagas da UFES pelo Sisu? Teve dificuldade com o site?

No que tange a questão do Sisu, eu já sabia que faria meu curso superior no Espírito Santo, visto que os gastos para me manter em outro estado ultrapassariam os limites do que meus pais poderiam investir, então já entrei no Sisu sabendo que pegaria uma vaga na Ufes. Quanto à escolha, para mim foi simples, pois minha nota no Enem foi muito boa, e, com os pesos da Engenharia aumentando-a em cerca de 5%, minha entrada foi tranquila. Coloquei o curso de Engenharia Civil no primeiro dia e fiquei só acompanhando minha posição ao longo dos outros dias. Quanto ao site, realmente ele tinha um grave complicador, que era a lotação do servidor, fazendo com que, para que eu pudesse acompanhar a minha classificação, eu tinha que acordar muito cedo ou dormir de madrugada.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades