Nome: Igor Mattos Varejão
Curso: Ciências da Computação
Aprovação: Ufes

Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série?

Nos primeiros anos do Ensino Médio, minha carga horária de estudos era normal, não tinha uma rotina constante e estudava antes das provas. Já na 3ª série, a partir do momento em que eu decidir focar, eu estudava todo dia cerca de cinco a seis horas por dia.

Você reservava algum tempo para lazer?

Para o lazer, eu reservava a noite de sexta e de sábado, além de domingo à tarde/noite – esse último dependendo de como estava com os estudos.

Você estudava nos finais de semana?

Aos finais de semana, no tempo em que eu tinha livre, quando não tinha simulados, eu estudava, mas sempre reservando um tempo para o lazer, a fim de manter a saúde mental.

Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

A escolha pelo meu curso eu fiz no começo do 2º semestre da 3ª série. Estava entre dois cursos e, para resolver essa indefinição, fui orientado pelos meus pais a procurar profissionais das áreas. Após as visitas, que foram determinantes na minha escolha, consegui chegar a uma decisão, na qual escolhi o curso da Ciência da Computação.

Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Comparando os estudos na Universidade e na 3ª série, eu estudei mais na 3ª série.

Como foi sua organização para concorrer as vagas da UFES pelo Sisu? Teve dificuldade com o site?

Para concorrer as vagas do Sisu, eu procurava manter o máximo de organização nos meus materiais, tinha uma rotina de estudos regrada. Nos dias de semana, estudava no Darwin (local onde minha produtividade aumentava bastante) e me juntei aos meus amigos que estavam com o mesmo foco que o meu. Além disso, procurava sempre direcionar meus estudos nas matérias com mais peso, do meu curso, no Sisu.

Tive dificuldades com o site do Sisu, principalmente durante os primeiros dias. O site ficou sobrecarregado e demorava bastante para entrar, mas após isso normalizou.

Demorou para fazer a escolha da Universidade?

Não demorei para fazer a escolha da Universidade que iria cursar.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades