Nome: Rafaela Souza Tononi
Curso: Direito
Aprovação: Ufes

Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série?

Nas duas primeiras séries do Ensino Médio, eu costumava estudar recorrentemente até uma semana antes de uma prova. Como minhas aulas eram à tarde, eu acordava às sete da manhã para fazer alguma atividade física e, quando chegava em casa, estudava a matéria da prova da semana. Após chegar da aula, fazia as Tarefas Mínimas do dia. O método de estudo que eu me adaptei melhor e que sentia que dava resultados era fazer resumos e explicar a matéria em voz alta. Já na 3ª série, eu potencializei ainda mais os meus estudos e abandonei as séries diárias.

Acordava às 7h para estar no Darwin às 8h e estudava na biblioteca ou nas cabines de estudo. Almoçava perto do colégio para assistir aula à tarde. Algumas vezes na semana, também ficava estudando à noite na quadra da escola até às 21h, quando percebia que a matéria do dia era extensa ou era um conteúdo que caía muito no Enem e merecia atenção dobrada. Aos sábados, me dedicava somente em fazer os simulados que a escola passava. Só estudava no sábado de manhã, antes dos simulados, quando havia matéria acumulada. Reservava os domingos para descansar e fazer redação. 

Você reservava algum tempo para lazer? Você estudava nos finais de semana?

Na 1ª e na 2ª série do Ensino Médio, eu assistia um episódio de alguma série quase todo dia e não estudava nos finais de semana, os reservava para o lazer. Uma coisa que ajudou muito no meu desempenho nas duas séries iniciais do Ensino Médio foi a atividade física diária. Uma coisa que me arrependi foi não ter mantido essa rotina de exercícios na 3ª série. Contudo, neste ano, abandonei as séries diárias e deixava para assistir algum filme apenas na sexta-feira. Nos sábados, sempre após os simulados, eu costumava sair minhas amigas ou com a minha família. 

Na 1ª e na 2ª série do Ensino Médio, eu só estudava nos finais de semana quando a prova da semana era de uma matéria que eu tinha mais dificuldade, como matemática, ou quando o conteúdo em questão era mais extenso. Na 3ª série, como minha rotina de estudo nos dias de semana era mais intensa, eu reservava o final de semana para descansar, mas acabava revisando a matéria dos simulados aplicados nos sábados. Como já disse, geralmente nos domingos, durante a 3ª série, eu treinava redação.

Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Já pensava em cursar algo na área de humanas desde a 1ª série do Ensino Médio, por ser a área que eu mais tinha interesse e gostava de estudar durante toda a minha vida estudantil. Na 1ª série e início da 2ª, comecei a fazer diversos testes vocacionais online e todos tinham em comum, entre as opções de profissão direcionadas, a área do Direito. Porém, só optei pelo Direito de maneira definitiva após a viagem para a MiniONU, no segundo semestre da 2ª série, uma vez que me senti extremamente cativada pela área do Direito Internacional e o estudo das legislações de diversos países.

Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?

Até o presente período que estou na faculdade, estudei mais na 3ª série do Ensino Médio. Os estudos na Universidade só ficam equiparados em época de prova e no final de período, com apresentações de trabalhos e entregas de artigo. Entretanto, a rotina de estudo que tinha na 3ª série se mantem atualmente, porém com horário reduzido.

Como foi sua organização para concorrer as vagas da UFES pelo Sisu? Teve dificuldade com o site?

Para concorrer ao Sisu, eu ficava de olho nas datas da liberação do resultado e do período do Sisu, além de ler os editais referentes à Ufes e ao Sisu. Sim, logo quando o site foi aberto para as inscrições ele já ficou fora do ar. Só consegui lançar minha nota às cinco horas da manhã do dia seguinte. Ao passar dos dias, o site ficou menos congestionado e não tive mais problema em acessá-lo. 

Demorou para fazer a escolha da Universidade?

A Ufes era minha primeira opção entre as Federais, pois não havia condições financeiras de me manter em outro estado. Como achei que não havia ido muito bem no Enem, tentei, em algumas particulares, processos seletivos para conseguir bolsas.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades