Nome: Larissa Oliveira Maia da Silva
Curso: 1º Lugar Geral em Medicina
Aprovação: Ufes

Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série? Você reservava algum tempo para o lazer? Você estudava nos finais de semana?

Larissa: Nesse ano, minha rotina de estudos foi relativamente menor se comparada a rotina que tive no meu terceiro ano. A minha média de estudos em casa era de 3 horas e, apesar de parecer pouco para muitos, foi o suficiente para mim, porque nesse tempo eu me mantinha superconcentrada. Na verdade, no terceiro ano eu estudava em média 6 horas, mas o meu foco excessivo apenas nos estudos acabou gerando ansiedade e me atrapalhou muito naquele ano, em que não passei por 7 décimos. Assim, buscando obter resultados diferentes, nesse primeiro e único ano de pré-vestibular, eu resolvi não focar somente nos estudos, mas reservava em média 40 minutos para dormir durante à tarde e de 30 minutos a 1 hora para fazer algumas atividades diversas como, por exemplo, ler um livro (de preferência a Bíblia) ou orar e ouvir uma música. Acredito que reduzir a carga horária de estudos, no meu caso, foi essencial para o resultado final.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Larissa: Escolhi fazer Medicina quando estava no segundo ano do Ensino Médio. Como não tenho ninguém na família com essa profissão, não tinha alguém para me espelhar para seguir essa carreira, por isso, talvez, demorei para escolher definitivamente. No primeiro ano do Ensino Médio, na verdade, pensava em fazer odontologia (até arranquei praticamente todos os dentes do meu irmão por causa disso kkk), mas, com o passar do tempo, percebi que medicina seria a melhor opção porque a ação de cuidar das pessoas e priorizar a saúde delas é, para mim, uma ação admirável. Acredito, também, que a minha escolha por Medicina foi influenciada pelo fato de eu ter conseguido bolsa no Darwin durante o Ensino Médio, pois na oitava série eu estudava em uma escola pública e não tinha a menor condição de pagar uma mensalidade do Darwin. Assim, penso que, se eu não tivesse conseguido aquela bolsa de 70%, teria permanecido na escola pública e escolheria alguma outra profissão menos concorrida na área da saúde. O ano de pré-vestibular foi, para mim, importante no sentido de pensar melhor sobre a opção que eu tinha feito e lutar por isso. Eu pensava: “será que é isso mesmo que eu quero? Será que eu não estou só seguindo a maioria?” E cheguei à conclusão de que quero isso mesmo, de que amo isso!

Darwin: Qual mensagem você deixa para os alunos que buscam a aprovação na UFES ou em outra Universidade Federal?

Larissa: Para os alunos que buscam aprovação em Universidades Federais, o meu conselho é: não foquem apenas nos estudos. Claro que cada um tem o seu ritmo e a sua forma de estudar, mas focar excessivamente nos estudos e em conteúdos sem separar um tempo para lazer, oração, ler um livro ou ouvir uma música que seja é prejudicial para o nosso físico e intelecto. Estudem, sim! Foquem na faculdade que querem entrar e não deixem ninguém tirar esse foco de vocês! Se você não quer Sisu (só quer UFES) e passou no Sisu e está na dúvida, tenha coragem! Se você quer mesmo a UFES, escolha o que você deseja. Sonhe e alcance seus objetivos! Mas, lembrem-se sempre: tudo em excesso faz mal. Faculdade não é tudo na vida. Dê valor à sua família e aos amigos. Tenha momentos de lazer, sim, mas não se esqueça da parte dos estudos, com moderação!

Darwin: Qual a importância da equipe Darwin nesse resultado?

Larissa: A Equipe Darwin foi maravilhosa nesse processo! Agradeço a Deus pela oportunidade de estudar nessa escola tão disciplinada e especial! Agradeço ao diretor Ricardo de Assis, que fazia o melhor por mim na parte financeira e buscava alternativas com meu pai, trocando-me para o turno matutino no segundo e terceiro anos com o mesmo preço que eu pagava pelo turno da tarde somente para que eu fizesse a “Turma Olímpica” de Biologia e de Química. Agradeço aos meus professores, que são os melhores que tive em toda a minha vida! Agradeço a todos os coordenadores, porteiros, enfim, todos os funcionários que contribuíram efetivamente para essa vitória! Vocês são demais!!

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades