Elisa Inês Demuner Vallandro

Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série?

Normalmente não me preocupava muito em estudar com antecedência, sempre que se aproximava o dia de prova, eu estudava alguns dias antes e acabava dando certo, mesmo me dedicando um período relativamente curto, mas acredito que o que ajudava muito nisso era o fato de eu sempre fazer as TM`s.
Totalmente diferente dos dois anos anteriores, minha estratégia de estudo mudou completamente no terceiro ano e passei a estudar diariamente, uma vez que a preparação era para provas distantes que exigiam o conteúdo completo.

Procurava sempre prestar bastante atenção às aulas pela manhã e durante a tarde revisava as matérias do dia fazendo exercícios e resumos sucintos sobre elas, os quais foram muito uteis em vésperas de provas, em que o desespero exigia que revisasse tudo, mas, pelo curto tempo, nunca era possível, então buscava ler apenas os resumos. O meu período de estudo sozinha era normalmente das 14h30 às 22h, sempre na escola, com pausas (de 1 a 2 horas) para lanches e para distração. É muito importante um maior foco logo no início do ano, uma vez que vai chegando a reta final e seu corpo e mente vão pedindo descanso, o que gera uma queda no rendimento.

Você estudava nos finais de semana? Você reservava algum tempo para lazer?

Aos finais de semana, ia rigorosamente para os TQD, os quais foram essenciais para a complementação do conteúdo de sala, já que não fazia nenhum curso de biologia nem gramática. Aos domingos, fazia apenas uma redação e reservava o restante do dia para lazer.

Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

Desde que me mudei para Vitória, com o intuito de estudar mais assiduamente, já tinha em mente que queria fazer Medicina. Algumas vezes, ao deparar com amigos “reprovando” ou dizendo sobre a dificuldade, pensei em mudar de curso várias vezes, mas nunca me encontrava nos outros cursos. Então, já ao final do segundo ano, decidi definitivamente tentar Medicina.

Em que época você estudou mais? Atualmente, na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou o P.V.?

Ao entrar na faculdade, fui totalmente desiludida ao perceber que deveria me esforçar nos estudos quase que igualmente ao terceiro ano. Mas, o confortante é que estudo algo de que gosto e estou livre da pressão de vestibular, mesmo que haja também uma pressão que faça com que eu tenha que renunciar a algumas coisas para me empenhar inteiramente nos estudos, é uma rotina um pouco menos desgastante que a do terceiro ano.

A inclusão do ENEM substituindo o Vestibular da UFES foi boa ao seu entender? Qual sua opinião sobre a Ufes optando por fazer sua seleção por meio apenas do ENEM (SISU)?

Vejo que há dois lados ao falar sobre essa questão, acho que foi bom por limitar as matérias a serem estudadas, uma vez que antes era preciso estudar para questões objetivas e também para as discursivas, o que nos deixava bastante perdidos. Mas, por outro lado, vejo que a concorrência aumentou bastante, o que dificultou um pouco mais para quem sonha em cursar uma federal.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades