Nome: André Marcal
Curso: Engenharia Mecânica
Aprovação: Ufes

Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na 3ª série?

André: Na 1ª e na 2ª séries do Ensino Médio, eu não tinha uma carga fixa de estudos por dia, mas eu resolvia praticamente todas as tarefas mínimas e prestava muito atenção às aulas, o que facilitava no momento de estudar para as provas. Sendo assim, estudava o tempo que achava necessário para cada matéria. Já na 3ª série, estabeleci uma rotina diária de estudos. Começava às 14h e estudava até às 20h, geralmente com 30 minutos de intervalo.

Darwin: Você reservava algum tempo para o lazer?

André: A 3ª série não me impediu de ter lazer. Em alguns finais de semana, eu reservava um tempo para o lazer.

Darwin: Você estudava nos finais de semana?

André: Sim. Nos finais de semana eu estudava principalmente para as discursivas, mas não deixava as objetivas de lado.

Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?

André: Sempre tive facilidade com Matemática e também gostava muito da matéria. O mesmo com Física, principalmente em relação à parte de Mecânica. Então, acho que, no meu primeiro ano do Ensino Médio, decidi que faria Engenharia. Decidir qual delas foi a parte difícil. Depois de pesquisar, ouvir a opinião de alguns professores e também assistir a algumas palestras sobre a área, optei pela Engenharia Mecânica.

Darwin: Se você cursava o Pré-Vestibular, o que faltou para ter conseguido a aprovação no(s) ano(s) anterior(es)?

André: Não cursei o Pré-Vestibular.

Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade ou quando cursava a 3ª série?

André: Em relação ao tempo de estudo, certamente, durante a 3ª série. A pressão é muito maior e há uma necessidade de se estudar muito para passar no Vestibular. Porém, a Universidade exige muito mais intelectualmente. Também é preciso estudar demais, mas pelo motivo de ser difícil, e não pela quantidade absurda de conteúdo que existia na 3ª série.

Darwin: A inclusão do Enem substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi boa no seu entender?

André: Acredito que sim. Acho que o Enem é uma prova menos conteudista que a antiga 1ª fase da UFES e força o aluno a pensar mais sobre os conteúdos ensinados em aula, não apenas decorá-los. Além disso, o Enem dá oportunidades para o ingresso em outras universidades fora do estado.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades